Hospital Alberto Cavalcanti encerra o Outubro Rosa promovendo a autoestima

Publicado:

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência estadual no tratamento contra o câncer, encerrou sua campanha de Outubro Rosa nessa segunda-feira (30/10) com uma manhã voltada para a autoestima das pacientes e com muita informação. As mulheres que estão em tratamento para câncer de mama na unidade do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participaram de oficinas ao som de apresentações musicais.
Além de oficinas de maquiagem, corte de cabelo e limpeza de pele, as pacientes participaram do Café Rosa, um café da manhã com distribuição de brindes, bingo e roda de conversa com a mastologista do HAC Luciana Azevedo. De acordo com ela, a iniciativa “foi um sucesso”. A médica conta que a adesão entre mulheres é grande. “Elas adoram, participam de tudo”, disse, a respeito das oficinas. Quanto à roda de conversa, Luciana relata que “elas (mulheres) tiraram muitas dúvidas”. 
    • MG: jovem de 19 anos sofre grave acidente ao testar moto antes de comprá-la
A mastologista explica o motivo de a campanha ser voltada para a autoestima e o autocuidado. Com o tratamento oncológico, algumas mulheres costumam apresentar falta de autoestima, e as oficinas voltadas para o cuidado com o tratamento são “uma forma de acolhimento da mulher”, conta Luciana. “É uma forma de mostrar que ela tem vaidade ainda, a vida continua. É possível ter uma recuperação com a autoestima elevada.”
As mulheres também puderam contar sobre suas experiências com o abandono e receber acolhimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres diagnosticadas com câncer lidam com o abandono do parceiro durante o tratamento. Na roda de conversa, Luciana diz que uma das perguntas foi: “Quantas mulheres aqui já se sentiram sozinhas no tratamento do câncer de mama?”. Conforme a médica, a situação é recorrente e atinge “principalmente as pacientes mais jovens”. 
Neste ano, do mês de janeiro até setembro, o Hospital Alberto Cavalcanti realizou mais de 8 mil consultas oncológicas em mulheres e mais de 3 mil atendimentos especializados em mastologia e ginecologia. Além disso, foram feitas quase 300 cirurgias oncológicas e outras 210 em ginecologia e mastologia.

image

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia