TSE pode passar “recado duro” em julgamento de Bolsonaro, diz advogado

Publicado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta terça-feira, o julgamento de três ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu então candidato a vice, Walter Braga Netto (PL), pelas condutas durante cerimônias do Bicentenário da Independência em 7 de setembro de 2022.

Bolsonaro e Braga Netto são acusados de suposta prática de abuso de poder político e econômico, uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada pela lei. Os processos foram movidos pelo PDT e pela então candidata à presidência Soraya Thronicke (Podemos).

Bolsonaro já está inelegível até 2030 por condenação anterior do TSE envolvendo a reunião feita por ele com embaixadores em que ele atacou o sistema eleitoral.

Para Antonio Carlos de Freitas Junior, Especialista em Direito Eleitoral, Constitucional e professor da USP, uma nova condenação de Bolsonaro poderá abrir jurisprudência para casos semelhantes. “Uma eventual condenação no julgamento atual, o que parece possível, tendo em vista o posicionamento do TSE em caso anterior do próprio Bolsonaro, servirá para sedimentar jurisprudência de que qualquer uso de bens públicos e meios de comunicação oficiais para benefício de candidatura será sancionada pelo TSE”, explica.

O advogado também lembra que uma nova punição não aumenta o prazo que Bolsonaro ficará inelegível (8 anos), ou seja, as penas não acumulam, e que o TSE pode “passar um recado” ao aplicar multa ao ex-presidente.

“Discute-se também a aplicação de multa a Bolsonaro. Mais um indicativo que o TSE busca passar uma mensagem de que aqueles ocupantes de cargos públicos em disputa (que buscam a reeleição) não podem usar a estrutura pública a seu favor de forma alguma”, argumenta o professor da USP.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira a íntegra do pronunciamento de Lula para o 7 de Setembro

Na noite do último sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em homenagem ao Dia da Independência do Brasil....

Polícia descobre desmanche ilegal ligado a sequestro de 6 cães em SP

Na tarde de sexta-feira, a Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), encontrou um desmanche ilegal na fronteira entre a...

Quem deve discursar no primeiro ato na Paulista com Bolsonaro preso

No primeiro ato bolsonarista após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Avenida Paulista será o cenário das principais lideranças do grupo....