MPT, MP e Ambev se articulam para organizar estrutura para catadores no Carnaval

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A articulação entre órgãos de controle, município de Salvador e empresa patrocinadora do Carnaval e das grandes festas populares é o objeto de uma série de reuniões para garantir a oferta de estrutura para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

 

O objetivo do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA), que atua em parceria com o Ministério Público do estado (MP-BA) é aprimorar o arranjo dos últimos anos, tanto para cooperativas quanto para os catadores individuais. 

 

Em reunião na sede do MPT-BA nesta segunda-feira (30), uma série de detalhes já ficou definida, repetindo o formato da operação no último Carnaval, mas com indicações para que sejam aprimorados os esforços para estrutura das centrais de coleta, como agilização da ligação de água e energia e planejamento prévio da locação de cada unidade de atendimento de catadores. 

 

Os representantes dos Ministérios Públicos insistiram para que a Ambev garanta estruturas semelhantes às adotadas no Carnaval para as festas populares em que tenha contrato de patrocínio, a exemplo das lavagens do Bonfim e de Itapuã.

 

As negociações seguirão com a participação da patrocinadora, da empresa contratada para montagem de estruturas, a Solos, dos MPs e órgãos municipais envolvidos diretamente com as festas, a exemplo da Saltur e Limpurb. 

 

Ficou definido que o governo do estado, que investe na estruturação das cooperativas, também será incluído nos debates, que seguirão nas próximas semanas. Para a próxima segunda-feira (6), está agendado novo encontro, desta vez com a participação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis para definição dos termos do edital que será publicado para contratação do serviço de coleta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Orçamento do Estado da Bahia para 2026 prevê dotação para MP-BA e Defensoria dentro de montante de R$ 77,3 bilhões

O Governo do Estado da Bahia publicou, nesta quarta-feira (14), a Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2026. Sancionada pelo governador, a...

Mulher que mandou matar biomédica por dívida de R$ 30 mil é presa

Uma mulher foi presa nesta segunda-feira (12/01) em Duque de Caxias,...

SSP deflagra operação contra grupo responsável por roubar canetas emagrecedoras em Salvador

Operação Mirakel - 2ª Fase foi deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (14) pelas Polícias Civil, Militar e Técnica, com o objetivo...