A última imagem de Saly: Tia embala sobrinha de 5 anos morta em Gaza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma imagem de uma mulher abraçando o corpo de uma criança morta no hospital Nasser em Khan Younis, na Faixa de Gaza, é um retrato do luto que assola a região desde o início do conflito. A fotografia foi tirada por Mohammad Salem em 17 de outubro deste ano, quando moradores estavam no necrotério do hospital procurando familiares desaparecidos.

Mulher abraçando o corpo de uma criança morta
Inas Abu Maamar, de 36 anos, é a mulher que segura o cadáver da sobrinha Saly, de 5 anos. “Perdi a consciência quando vi a menina, peguei-a nos braços”, disse Inas. Segundo a mulher contou à Reuters, o médico pediu-lhe que soltasse o corpo, mas a mulher recusou. “Disse-lhe para deixá-la comigo”, afirmou.

O autor da fotografia estava no hospital Nasser quando viu a mulher agachada no chão, soluçando e abraçando com força o corpo da criança. “Foi um momento poderoso e triste e senti que a imagem resume o sentido mais amplo do que está acontecendo  na Faixa de Gaza”, disse Mohammad Salem.

“As pessoas estavam confusas, correndo de um lugar para outro, ansiosas para saber o destino de seus entes queridos. Esta mulher chamou a minha atenção enquanto segurava o corpo da menina e se recusava a soltá-lo”, relatou Salem.

A mãe e a irmã de Saly também morreram juntamente com a menina, assim como uns tios de Inas. A mulher contou à Reuters que Saly costumava parar em sua casa, durante o caminho para o jardim de infância, para lhe pedir para tirar fotografias. “A maioria dos vídeos e fotos no meu celular são dela”, disse Inas.

O irmão mais novo de Saly, com 4 anos, não estava em casa durante o ataque que matou a família. O menino mora agora com a tia.

A fotografia de Inas Abu Maamar com o corpo de Saly é um lembrete do custo humano do conflito na Faixa de Gaza. É uma imagem de perda, luto e esperança.

Leia Também: Milhares de doentes em Gaza precisam de cuidados urgentes e regulares

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’, aos 75 anos

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator americano de origem japonesa, conhecido por Mortal Kombat e pela série O Homem do Castelo Alto, faleceu nesta quinta-feira, aos...

EUA e Ucrânia terão terceiro dia de conversas no sábado em Miami

EUA e Ucrânia voltam a conversar em Miami; Rússia precisa demonstrar compromisso com a paz O governo dos EUA, representado na Ucrânia, com o...

Frank Gehry, superastro da arquitetura, morre aos 96 anos

Frank Gehry, superastro da arquitetura, morre aos 96 anos Frank Gehry, arquiteto famoso por transformar a paisagem com formas ousadas, morreu em Santa Monica,...