Câmara de Salvador concederá Medalha Zumbi dos Palmares à promotora Lívia Vaz

Publicado:

A promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz, será homenageada pela Câmara Municipal de Salvador. A Casa Legislativa aprovou projeto de resolução da mandata coletiva Pretas por Salvador para concessão da Medalha Zumbi dos Palmares. 

 

A entrega da medalha, considerada a mais alta honraria da Câmara de Salvador contra o racismo,  ainda não tem data prevista. 

 

Segundo a co-vereadora Laina Crisóstomo (Psol), Lívia Vaz deve receber a medalha por conta do trabalho de combate ao racismo e à intolerância religiosa desenvolvido junto ao Ministério Público do Estado da Bahia.

 

“Livia Vaz é materialização de potência, sempre combatendo o racismo estrutural, nunca aceitou ser negra única nas estruturas de poder, dessa forma, tem se dedicado bravamente na luta pela ocupação de meninas e mulheres negras nos espaços da sociedade, possibilitando que essas meninas e mulheres descubram a potências transformadora de suas vozes e corpos, com esse intuito fundou o Instituto Juristas Negras, na busca por uma justiça afrodiaspóricas e disseminação de contrarrativas do direito”, justifica Crisóstomo. 

 

Citada na pela Educafro entre 10 juristas negros para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei e Justiça, Lívia Vaz levanta as bandeiras de raça, gênero e questões sociais no judiciário. 

 

Ela é coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS) do MP-BA, doutora em Ciências Jurídico- Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e autora dos livros “A Justiça é uma mulher negra” (Coleção Juristas Negras) e “Cotas Raciais” (Coleção Feminismos Plurais).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado Alexandre Ramagem deixa o Brasil com passaporte cancelado

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) deixou o Brasil há pouco mais de um mês, acompanhado pela esposa e filhas. Segundo informações do...

Em reunião com sindicato, direção do Nubank descarta revogar demissões

Na quarta-feira, 19 de novembro, o Nubank se reuniu com o Sindicato dos Bancários e Financeiros de São Paulo, Osasco e Região. Durante...

Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, por meio da desembargadora Solange Salgado da Silva, que Daniel Vorcaro, presidente do Banco...