JusPod: Luiz Viana relembra “derrota” em eleição da OAB e explica por que se afastou da gestão de Simonetti

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Viana relembrou sua derrota durante o processo anterior às eleições do grupo durante sua participação no JusPod, podcast jurídico do Bahia Notícias, nesta quinta-feira (9). Ex-presidente da OAB-BA, Viana tentou viabilizar seu nome no processo que elegeu Beto Simonetti em 2022, mas não conseguiu nem mesmo registrar sua candidatura.

 

Pra ser candidato, o regulamento da OAB estabelece a exigência de pelo menos o apoio de 6 dos 27 presidentes de seccionais para ter condição de registrabilidade. “Eu comecei com 7, rapidamente caiu pra 6, depois pra 5, depois pra 4…”, enumerou, com um sorriso no rosto.

 

“Já passou, eu não tenho nenhum ressentimento. Eu acho que Beto está fazendo uma boa gestão, se quiser eu ajudo a tocar a gestão nacional. Eu estou distante pra também não ser confundido. Porque de repente, se eu fizer uma crítica, a mínima que seja, vão dizer: ‘O cara que…'”, explicou

 

O advogado garante que não vê mais uma oportunidade de gerir a entidade nacionalmente. “Eu não vou passar o resto da minha vida olhando pro retrovisor. Quem olha pro retrovisor não vai pra frente. […] Isso não está mais no meu horizonte. Meu horizonte é ajudar Daniela Borges, com a sua diretoria, que faz um trabalho incrível aqui na Bahia”, desviou, frisando as qualidades da presidente atual da OAB-BA: “Não apenas é a primeira presidente mulher da OAB, Daniela Borges é a maior liderança feminina da história da OAB, da história da advocacia. E eu me sinto muito confortável sendo liderado dela”.

Apesar de não criticar o atual presidente ou qualquer outro que passou pelo cargo, Viana defendeu que as eleições nacionais passem a ser diretas – diferente do modelo indireto adotado pela ordem nacionalmente – e rebateu os argumentos usados de que uma disputa direta favoreceria o abuso de poder econômico.

 

O JusPod vai ao ar quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir de 19h, no canal do Bahia Notícias no Youtube, e é apresentado pelos advogados Karina Calixto e João Liberato Filho.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TSE suspende julgamento e decisão sobre cassação de Sérgio Moro fica para a próxima terça-feira

Foi iniciado nesta quinta-feira (16), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento dos recursos apresentados contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que absolveu o senador Sérgio Moro (União-PR) das acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. As ações que pedem a cassação do senador foram movidas no TSE pelo

Transalvador realiza ações para conscientizar motociclistas sobre acidentes nesta quinta-feira

A campanha Maio Amarelo na capital baiana terá duas ações a serem realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nesta quinta-feira (16), com foco nos motociclistas. Uma delas acontece no Salvador Shopping e a outra vai ocorrer no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com foco na redução de acidentes para este segmento.  

Quem era Silvio Luiz, narrador esportivo do “de olho no lance”

Um dia de luto para o jornalismo esportivo, com a perda de grandes nomes, entre eles Silvio Luiz, consagrado narrador que vinha enfrentando sérios problemas de saúde desde que passou mal no trabalho, enquanto fazia ao vivo a transmissão da final do Campeonato Paulista, no dia 7 abril. Em julho, ele completaria 90 anos. Silvio