Prevista para abril, Centro de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS será entregue neste mês em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Inicialmente prevista para durar seis meses e ser finalizada no mês de abril,  as obras de construção do Centro de Tratamento Oncológico via Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das instalações do Hospital Santa Izabel (HSI), em Nazaré, será finalizada e entregue neste mês. 

 

Segundo informações obtidas pela reportagem do Bahia Notícias, o equipamento de saúde será inaugurado na segunda quinzena de novembro. 

 

A aprovação da inauguração foi publicada no Diário Oficial do Município, da última terça-feira (7). O projeto apresentado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que é gestora do equipamento de saúde, tem um custo no valor de R$ 4.398.016,23. 

 

O projeto será destinado ao público de crianças e adolescentes de até 18 anos que são assistidos pelo Hospital Santa Izabel. 

 

O diretor técnico assistencial do Hospital Santa Izabel, Ricardo Madureira, disse ao Bahia Notícias que o novo equipamento de saúde será instalado em um espaço amplo do hospital, onde era realizado uma atendimento ambulatorial. O local ganhou uma maior qualificação e ampliação para atender uma maior quantidade de pacientes. 

 

“Esse espaço era uma área do hospital para atendimento ambulatorial onde aconteciam consultas médicas dos pacientes adultos, com equipe multidisciplinar. Nós vamos modificar o espaço, vamos sair dessa área para uma área maior fisicamente. Esse local ganhou todo uma qualificação em termos de fluxo dos pacientes, de centralização desses exames de qualificação mesmo do ambiente de estrutura física”, detalhou. 

 

Ricardo explicou que o projeto contém desde consultórios médicos até espaços para realização de exames em pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde. 

 

“É um espaço que vai ser exclusivo para o atendimento de consultórios médicos, consultórios de equipe multidisciplinar, tomografia, exames laboratoriais, infusão de quimioterapia só para o SUS”, destacou. 

 

ATENDIMENTOS 

O diretor contou ainda que o centro tem a meta de realizar mais de 1.000 consultas médicas por mês para pacientes regulados no SUS pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

“A expectativa da gente são consultas médicas em uma meta de 1.000 consultas por mês. São consultas que a gente já faz que serão qualificadas com este espaço. Já as consultas com equipe de psicologia, nutrição, farmácia e enfermagem temos a expectativa de ter 700 consultas por mês. Exames de tomografia só para planejar são 40 por mês. Já as sessões de quimioterapia ambulatorial são 400 sessões no mês”, informou. 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Cantor viraliza após se apresentar para duas pessoas em São João do interior baiano e repercute nas redes sociais

Um vídeo de um cantor se apresentando para apenas duas pessoas ganhou repercussão nas redes, mostrando dedicação mesmo com plateia reduzida. Ronny Seresteiro...

Dorgival Dantas, Del Feliz e mais: Confira atrações desta terça-feira no São João da Bahia no Pelourinho

O quinto dia do São João da Bahia, no Pelourinho, chega com fortes emoções para o público. Após a segunda noite com lotação...

Homem é preso após ameaçar policiais e tentar invadir circuito de São João em Capim Grosso

Um homem foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira (22) durante os festejos juninos de Capim Grosso, na Bacia do Jacuípe, acusado...