Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salvador recebe denúncias sobre assistência farmacêutica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), relatou o recebimento de diversas denúncias de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles reclamaram da escassez de medicamentos essenciais. 

 

Conforme o vereador, Itens cruciais como insulina para o tratamento de diabetes, alfaepoetina de 10 mil UI, utilizada no combate à anemia associada à insuficiência renal crônica, e até mesmo medicamentos mais comuns, como a dipirona, estão em falta. 

 

“Há uma série de reclamações da categoria e também dos usuários do SUS relacionados à essa temática, pessoas em uso de medicamento controlado, alguns medicamentos com o custo muito elevado e que têm dificuldade de serem encontrados nas unidades de saúde, então é fundamental que possamos avaliar caso a caso, os gargalos que temos na assistência farmacêutica da cidade”, salientou Augusto.

 

Além da falta de medicamentos, o ouvidor informou que também há relatos de faltas de condições de trabalho nas unidades de saúde da Prefeitura. Soraya Amorim, vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma) e conselheira estadual de saúde, se encontrou com Augusto na última segunda-feira (13) e, segundo ele,  reforçou os relatos recebidos pela Ouvidoria durante a reunião. 

 

“Temos alguns gargalos que precisamos estar tratando, através de uma audiência pública, sobre o modelo de assistência farmacêutica do munícipio”, solicitou Soraya.

 

As queixas incluem salas pequenas, falta de assentos para os profissionais, escassez de medicamentos e ambientes inadequados para a conservação dos mesmos. Augusto afirmou que a Ouvidoria da Câmara realizará uma audiência pública para discutir o assunto, contando com a participação de profissionais, comunidade em geral e representantes do poder público.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fãs do Olodum aguardam primeiro show do penúltimo dia de Festival Virada Salvador: “Tá no sangue da gente”

Meta descrição: Fãs do Olodum, de Salvador e de regiões vizinhas, aguardam a Virada Salvador 2025. A cobertura destaca a despedida de 2025...

Homem é preso suspeito de homicídio após espancamento no Oeste da Bahia

Um homem de 30 anos foi preso na região Oeste da Bahia, suspeito de matar uma pessoa espancada com um pedaço de madeira...

Lauro de Freitas inicia preparativos para Mica Lauro, micareta que antecede carnaval 2026

Mica Lauro, primeira micareta oficial de Lauro de Freitas, já tem data e lugar definidos. O evento acontece de 16 a 18 de...