MPT e Ufba debatem implantação de centro de acolhimento a trabalhadores no Carnaval de Salvador

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A implantação de espaços reservados a acolher trabalhadores como ambulantes e catadores de materiais recicláveis durante o Carnaval de Salvador está sendo debatida entre o Ministério Público do Trabalho e a Universidade Federal da Bahia.

 

Um encontro do grupo de procuradores que articula a promoção de políticas públicas para a garantia de trabalho digno nas festas populares da capital baiana com o reitor da Universidade, Paulo Miguez foi realizado na última segunda-feira (13) na sede do MPT, no Corredor da Vitória, em Salvador. O objetivo é criar áreas com estruturas de apoio para higiene e descanso daqueles que atuam informalmente na festa.

 

O reitor foi recebido pelo procurador-chefe do MPT na Bahia, Maurício Brito. Também participaram da conversa as procuradoras Sandra Marlicy, Silvia Valença e Adriana Campelo, além do procurador Padro Lino de Carvalho Júnior. 

 

Durante o encontro, os membros do MPT apresentaram ao gestor da Ufba um resumo das ações para a promoção da dignidade de ambulantes e catadores não só durante o Carnaval, mas também nos grandes eventos de rua que antecedem a folia, como as lavagens do Bonfim, de Itapuã e do Rio Vermelho. A ideia é solicitar a cessão temporária de áreas da Universidade próximas aos circuitos da folia para instalação de centros de acolhimento.

 

“Nossa meta é que esses espaços contem com banheiros, chuveiros e área para descanso, oferecendo aos que trabalham nas ruas durante o Carnaval condição de dispor de locais dignos para o repouso e a higiene”, explicou a procuradora Adriana Campelo. 

 

Como resultado da conversa, Paulo Miguez acionou as esferas administrativas da Ufba para encontrar formas de viabilizar essa parceria. Um encontro com as gestões dos campi do Canela e de Ondina já está agendado para que sejam definidos os locais e os meios para a implantação desses centros.

 

A articulação que o MPT promove em busca da dignidade do trabalho no Carnaval e nos grandes eventos de ruas de Salvador é um trabalho iniciado em 2013, a exemplo do foco nos cordeiros para garantia de valores mínimos de diária e fornecimento de equipamentos de proteção, o cadastramento online de ambulantes e trabalho dos catadores e cooperativas de reciclagem. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pacheco pedirá ao STF prazo para votar novo projeto da desoneração após acordo com governo; Wagner será o relator

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve enviar nesta sexta-feira (17) ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, uma manifestação oficial sobre a concretização do acordo com o governo Lula sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores e dos municípios. Zanin solicitou na noite desta quinta (16) uma posição oficial

Jovem é retirada de casa por grupo e morta a tiros no subúrbio de Salvador

Uma jovem de 25 anos, identificada como Jailza Barbosa Souza, foi morta a tiros na sexta-feira (17) após ter sido retirada de casa por um grupo armado no bairro de Boa Vista do Lobato, no subúrbio de Salvador.   O crime, que está sendo investigado pela Polícia Civil, ocorreu na Rua Padre Noberto Rodrigues.  

Saiba identificar sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil ocorreu nesse sábado (18/5). A data serve como um lembrete crucial da realidade enfrentada por inúmeras crianças e adolescentes em todo o país que são vítimas de abusos. Muitas vezes, os casos ocorrem no próprio círculo de confiança.  A data foi