Arqueólogos peruanos encontram múmias de crianças de mil anos em Lima

Publicado:

Arqueólogos peruanos encontraram quatro múmias de crianças que se acredita terem pelo menos mil anos, em um espaço cerimonial sagrado localizado em um dos bairros mais antigos da cidade de Lima.

Os pesquisadores acreditam que as crianças, encontradas na segunda-feira, juntamente com os restos mortais de um adulto, provêm da cultura Ychsma, que se desenvolveu na costa central do Peru antes da ascensão do Império Inca.

Alguns restos mortais foram encontrados ao pé de uma escadaria numa pequena colina que se acredita ter escondido um templo. Luis Takuda, um arqueólogo do distrito de Rimac, em Lima, disse que o templo foi provavelmente construído há 3.500 anos.

“Toda esta área é uma câmara cerimonial muito importante. As pessoas que viviam aqui durante o período Ychsma ainda o consideravam um espaço sagrado e, por isso, enterravam os mortos aqui”, disse Takuda.

Os restos mortais foram encontrados juntamente com cerâmicas e os crânios das múmias ainda tinham cabelo.

Lima, com uma população de cerca de 10 milhões de habitantes, abriga cerca de 400 ruínas arqueológicas. Os maiores sítios arqueológicos do Peru estão localizados fora de Lima, em zonas como Cusco, que foi a capital do Império Inca e caiu nas mãos dos conquistadores espanhóis no século XVI.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Doença respiratória misteriosa se espalha entre cães nos EUA

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Musk processa Apple e OpenAI por supostas práticas anticompetitivas

Elon Musk, através de suas empresas xAI e X, moveu uma ação judicial contra a Apple e a OpenAI, acusando-as de formação de...

EUA apoiam embaixador na França convocado por criticar falta ‘de ações’ contra antissemitismo

Os Estados Unidos saíram em defesa do embaixador Charles Kushner, na França, que foi convocado pelo governo francês após expressar preocupações sobre a...

Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia, recusa prescrição de seu caso por suborno: ‘Condenação equivocada e injusta’

Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia, condenando a 12 anos de prisão domiciliar por suborno e fraude processual, renunciou à prescrição de seu caso...