Prefeitura muda regras do ITIV, estende prazo para cessão gratuita e altera regras para isenção e parcelamentos em Salvador

Publicado:

O prefeito Bruno Reis (união) anunciou um pacote de “medida arrojadas” no aniversário de 40 anos da Moura Dubeux, comemorado nesta quarta-feira (22). A nova medida prevê que o ITIV, imposto municipal normalmente cobrado na transmissão onerosa de imóveis ou direitos reais entre pessoas vivas, como na compra e venda de uma fazenda, seja isento em leilões para revitalizar a área do centro histórico.

 

Bruno sinalizou ainda que investidores terão um prazo de seis meses após a emissão do Habite-se para cessão gratuita ao primeiro comprador. A medida, por exemplo, beneficia empreendimentos de incorporação imobiliária, quando um investidor adquire um imóvel em planta com a expectativa de venda após a entrega do imóvel.

 

Outra novidade foi a retirada das multas existentes no local. “Quem adquire, tem logo de imediato o perdão de todas as dívidas de IPTU. O incorporador que comprar vai poder transferir o imóvel para o seu nome sendo isento do ITIV. Também será isenção de IPTU e ISS durante o período da obra”,  prometeu.

 

Além disso, o investidor terá mais 10 anos sem pagamento de IPTU. “Hoje, quem adquiriu um terreno e quiser construir vai ter suspensa, por parte da Sefaz, todos os débitos existentes no terreno. Então, se estiver devendo TVL e IPTU será suspenso. Vai entrar com alvará solicitando a construção da obra e só na aprovação do projeto é que deverá pagar os débitos existentes, isentos de todas as multas e juros. Vai pagar apenas o valor principal e em 60 parcelas fixas. Isso só após a emissão do alvará.”

 

“Nós tínhamos o PID e o Revitalizar, juntamos o que tinha de melhor nos dois trazendo informações do que estão ocorrendo e outras cidades do Brasil e do mundo. Estamos também fazendo o conjunto de incentivos fiscais mais arrojados da história da cidade para estimular o centro histórico, nós estamos somando esse programa ‘Renova-sempre’.”

 

O pacote de medidas inclui matérias que demandam de aprovação da Câmara de Vereadores e também de portarias e regramentos da própria prefeitura.

 

Essa matéria segue em atualização.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Responsável por linhas de ônibus intermunicipais, Viação Regional e Jaua anuncia fechamento após 30 anos

Após 30 anos de serviços prestados, as empresas Viação Regional e Viação Jauá anunciaram o encerramento de suas atividades na Bahia. O comunicado...

Polícia prende homem com pistola durante festa de aniversário no sudoeste da Bahia

Na cidade de Candiba, no sudoeste da Bahia, uma celebração de aniversário foi marcada por um incidente alarmante. Durante a festa, realizada no...

Caminhão roubado em Salvador é localizado pela Polícia Civil em estrada de Feira de Santana

Na manhã de quinta-feira (31), a Polícia Civil da Bahia recuperou um caminhão baú que havia sido roubado em Salvador. A operação foi...