PEC do mandato fixo para STF deve ser pautada em 2024, diz Pacheco

Publicado:

Após a aprovação da PEC que limita as decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado já se organiza para votação de uma outra PEC, que estabelece mandato fixo para os integrantes da Corte. 

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ao blog de Andréia Sadi, do g1, nesta terça-feira (28), que irá pautar a PEC no primeiro semestre de 2024. Conforme o senador, há magistrados a favor da pauta.

 

Pacheco diz que a PEC do mandato fixo é importante, tanto que a utilizou como promessa durante a campanha de reeleição à presidência do Senado. A proposta é de autoria do senador Plínio Valério (PSD-AM) e estabelece mandato de oito anos. Aliado a esta limitação, a Casa ainda deve debater a mudança na idade mínima para indicação ao cargo de ministro do STF, dos atuais 35 para 45 anos. 

 

Caso aprovada, a regra não valeria para nenhum ministro atual do Supremo e também não deve atingir o mais novo indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao cargo de ministro, Flávio Dino. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Museu do Louvre, em Paris, é fechado após roubo de joias

O Museu do Louvre, uma das principais atrações turísticas do mundo, localizado em Paris, na França, foi alvo de um assalto na manhã...

Gilberto Gil recebe Roberto Carlos no palco em despedida de SP

O Allianz Parque, em São Paulo, foi palco de um emocionante encontro musical neste sábado, 18 de outubro. Gilberto Gil e Roberto Carlos...