Quem é Ana Paula Lobato, a suplente de Dino que ficará no Senado até 203

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A confirmação da indicação de Flávio Dino para o STF fará de Ana Paula Lobato (PSB-MA) a suplente que herdará oito anos de mandato como senadora. 

 

Ana Paula tem 39 anos e assumiu o cargo em fevereiro, na sequência da posse de Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça. Ela nasceu em Pinheiro (MA), mesma cidade de José Sarney. 

 

Ainda que seja titular de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça, seu mandato até agora tem sido bastante discreto, conforme análise do UOL. Ana Paula não figura entre os parlamentares mais influentes e que delimitam o debate no Senado. 

 

O episódio de maior exposição até o momento é uma gafe. A senadora participou do depoimento do general Augusto Heleno na CPI de 8 de Janeiro e não soube dizer o nome de Ernesto Geisel, presidente durante o regime militar. 

 

A suplente de Flávio Dino entrou para a carreira política em 2011 e coleciona mais derrotas do que vitórias. A primeira eleição em que participou foi candidata a deputada estadual três anos depois e perdeu. Ela tentou se tornar vice-prefeita de Pinheiro, em 2016, e foi derrotada outra vez. O primeiro cargo foi conquistado em 2020, quando retomou a tentativa de ser vice-prefeita e ganhou a disputa na chapa com Luciano Genésio (PP). Ana Paula chegou a assumir a prefeitura durante a pandemia porque o titular foi afastado. O prefeito foi acusado de lavagem de capitais e organização criminosa. 

 

Ela é enfermeira de formação e focou sua gestão à frente de Pinheiro na saúde. Além de esta ser sua principal linha de atuação, o tema era urgente porque o mundo atravessava uma pandemia. A cidade foi uma das primeiras do país a vacinar crianças. A senadora também tem no combate a violência doméstica, a defesa do meio ambiente e a segurança pública como assuntos de interesse. O último tema se incorporou a sua pauta por influência de Dino. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

DF: vítima de feminicídio denunciou ex e disse que ele “iria mata-lá”

Assassinada pelo ex-companheiro, Daniella Di Lorena Pelaes de Almeida, 46 anos, já havia registrado ocorrências de ameaça e violência doméstica contra a mulher antes de ser executada na madrugada deste sábado (25/5), no Jardim Botânico, no Distrito Federal. Na denúncia, registrada em 27 de março deste ano, a mulher chegou a relatar aos policiais que

Entendendo a Previdência: Últimas dicas para quem ainda não entregou a Declaração de Imposto de Renda

Como todos sabem, o Imposto de Renda é um tributo federal aplicado anualmente sobre a renda, ou retido, antecipadamente, por fontes pagadoras, do valor auferido pelos cidadãos, para posterior ajuste. A Receita Federal é o órgão que recebe as declarações de ajuste do imposto, através de programa próprio para tal fim, o PGD (Programa Gerador

Partido Verde oficializa pré-candidatura de Roberto Carlos a prefeito de Juazeiro durante evento

O Partido Verde oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Roberto Carlos a prefeito de Juazeiro, durante um concorrido evento realizado no Grande Hotel, nesta sexta-feira (24). A cerimônia reuniu dirigentes estaduais do partido, incluindo o presidente Ivanilson Gomes e Edna França, presidentes de outras legendas no município, além de outras lideranças políticas e membros da