Escola em Tempo Integral: Bahia já tem quase 90 mil matrículas garantidas no programa federal 

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O estado da Bahia tem 87.140 matrículas garantidas no projeto Escola em Tempo Integral do Governo Federal. Segundo o Ministério da Educação (MEC), R$ 98,4 milhões já foram repassados para os 411 municípios baianos que implementaram o estudo com carga ampliada no estado. 

 

Até o fim de dezembro, haverá novos repasses. O total pactuado pelo programa na Bahia é de R? 471,5 milhões. Os recursos vão garantir 34.238 matrículas na rede estadual de ensino e outras 52.902 matrículas na rede municipal.

 

São consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a sete horas diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos, sem sobreposição entre eles. Apenas as matrículas criadas ou convertidas em tempo integral a partir de 1º de janeiro de 2023 poderão ser contadas para fins de participação no programa.

 

Salvador é a cidade com maior número de matrículas previstas no estado. São 3.946 e um valor total pactuado de R? 14,7 milhões. Na sequência dos cinco municípios com maior número de matrículas estão Feira de Santana (1.625), Vitória da Conquista (1.273), Camaçari (1.169) e Juazeiro (904).

 

NACIONAL

No país como um todo, o Governo Federal já direcionou R? 799 milhões. Um total de 4.148 secretarias de educação — entre estados, o Distrito Federal e os municípios — recebem a verba. O programa pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil.

 

O investimento total ao longo do programa será de R$ 4 bilhões e vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

 

O MEC oferece, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

 

Além do tempo e de sua ampliação, é considerado o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem.

 

O Ministério da Educação alerta para o fato de que há secretarias de cidades com dados desatualizados, o que impede a transferência de recursos. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais oficiais do FNDE, pelo telefone 0800 616161 (opção 1 para assuntos do FNDE) ou pelo e-mail repasse?cgaux?fnde?gov?br.

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