Flávio Dino cassa aposentadoria de delegado da PF por fraudar 400 inquéritos

Publicado:

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino cassou a aposentadoria do delegado da Polícia Federal (PF) Daniel Leite Brandão, preso por integrar quadrilha que manipulou mais de 400 inquéritos em troca de propina.

 

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha interferia em inquéritos envolvendo quantias milionárias da Previdência Social e do Tesouro Nacional. Segundo o Ministério Público Federal, Brandão determinou aos seus subordinados que consultassem de forma irregular o banco de dados de 300 pessoas, cujos dados foram vendidos a empresários ligados ao esquema.

 

Segundo publicação do Metrópoles, o grupo trabalhava para redirecionar inquéritos sobre não recolhimento de contribuições previdenciárias por empresas. Esses processos passavam a ser controlados por outros delegados envolvidos nos desvios.

 

Na época, Brandão chefiava o Núcleo de Operações e respondia interinamente pela chefia da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da PF no Rio de Janeiro.

 

A partir daí, policiais, advogados e funcionários do INSS que integravam a quadrilha passavam a exigir dinheiro para deixar de investigar as empresas suspeitas de fraudes à Previdência e sonegação de impostos.

 

Segundo a Justiça Federal, os acusados passavam a fazer “acertos com os investigados, através de investigações lenientes, diligências protelatórias, apurações propositadamente deficientes ou mesmo pedidos de arquivamento”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido por roubo a banco é preso após denúncia de violência doméstica em Porto Seguro

Publicado: 16 Setembro 2025 Uma investigação a partir de uma denúncia de violência doméstica resultou na prisão de um foragido em Porto Seguro. Dalvan...

Desembargador César Jatahy lança livro sobre responsabilidade penal da pessoa jurídica no TRF-1

O desembargador federal César Jatahy lançará, na próxima quarta-feira (24), o livro “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”....

Suspeito é preso em SP por assassinato do cantor da banda “Oh Original”

Um homem foi preso, suspeito de envolvimento no assassinato do cantor de pagode Leonardo Lucas Barreto Serpa,...