Em meio à seca, navio petroleiro erra caminho e tomba no meio do Rio Amazonas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um navio petroleiro tombou no meio do Rio Amazonas, na segunda-feira (4), após errar o caminho e passar por uma área rasa. Segundo a Marinha, o acidente com o navio mercante Minerva Rita se deu devido à estiagem no Canal do Guajará na região do Tabocal. Não há registro de desaparecidos, mortos ou feridos e nem indícios de poluição hídrica no local.

 

Após tomar conhecimento do acidente, segundo a Marinha, o Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental sobrevoou o local, a bordo de uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), para averiguar o ocorrido.

 

O local é apontado como um ponto crítico para a passagem de grandes navios, devido à seca que atinge o estado do Amazonas. A navegação na região não foi afetada e ainda não há previsão de retirada da embarcação.

 

“Será instaurado inquérito a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis Assim que concluída, e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação”, diz nota do Comando do 9° Distrito Naval da Marinha, que abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.   

 

Por causa da seca, a região do Tabocal, onde fica o “Pedral do Guajará”, é um dos pontos críticos para a passagem de grandes navios. O local vem recebendo o serviço de dragagem, o que possibilitou o tráfego de algumas embarcações.

 

No entanto, o navio petroleiro não conseguiu passar pelo pedral e tombou no local. A Refinaria da Amazônia (Ream) disse ao G1 que a embarcação não pertence à empresa, mas confirmou que o navio transportava carga da Ream.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é baleado na perna após ser surpreendido por atirador em moto na zona rural de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, cidade da Bahia, registrou um caso de violência na tarde deste domingo (28). Na área rural do Córrego do Mutum,...

STF prorroga até 31 de janeiro de 2026 prazo para aprovação de dividendos isentos do Imposto de Renda

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do ministro Nunes Marques, concedeu liminar para estender até 31 de janeiro de 2026 o prazo...

Baleado enquanto atravessa passarela, homem cai de altura de 5 metros na Avenida Bonocô

Um homem foi baleado e caiu de uma passarela com aproximadamente 5 metros na Avenida Bonocô, em Salvador, na noite deste domingo (28)....