NASA consegue oportunidade inédita para estudar lua vulcânica de Júpiter

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A sonda Juno da NASA teve uma oportunidade única para observar e estudar ao detalhe a lua Io de Júpiter, uma vez que passou a pouco mais de 1.600 km de distância deste satélite natural.

Esta é a maior aproximação à lua Io dos últimos 20 anos, o que significa que a NASA teve nesta ocasião a oportunidade ideal para recolher mais dados. Como destaca o site Digital Trends, a Io é um dos corpos celestes geologicamente mais ativos do nosso Sistema Solar – estimando-se que existam mais de 400 vulcões ativos nesta lua.

Sabe-se que a Juno fará mais uma aproximação à lua Io, com esta próxima ocasião a estar prevista para o dia 3 de fevereiro.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Inundações no Afeganistão deixam mais de 300 pessoas mortas

Mais de 300 pessoas morreram em cheias súbitas no Afeganistão que atingiram inúmeras províncias do país, afirmou o Programa Mundial de Alimentos (PMA) neste sábado (11), enquanto as autoridades declararam estado de emergência e se apressam para resgatar os feridos. As fortes chuvas de sexta-feira provocaram numerosas inundações em aldeias e terrenos agrícolas em diversas províncias.

Auroras são vistas em vários países do mundo após tempestade solar

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma tempestade solar provocou auroras boreais no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul entre a noite desta sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11). Os meteorologistas espaciais da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) observaram sete ejeções de massa coronal, com impactos esperados que

Braço armado do Hamas publica vídeo de refém israelense

O braço armado do Hamas publicou, neste sábado (11), um vídeo de um refém israelense mantido na Faixa de Gaza desde o ataque do grupo islamista palestino em 7 de outubro de 2023. As imagens, que duram cerca de 10 segundos e cuja data de gravação não foi especificada, mostram um homem com o olho inchado