Lula sanciona com vetos lei que transforma cargos efetivos em comissionados e de confiança

Publicado:

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), a Lei 14.810 autoriza a transformação de cargos efetivos em cargos em comissão e funções de confiança no quadro de pessoal do Ministério Público da União (MPU). A nova regra foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vetos.
 

Com a sanção, 360 cargos de analista e 200 cargos de técnico do MPU serão transformados em cargos em comissão e funções de confiança. As vagas serão providas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

As despesas decorrentes da aplicação desta Lei, conforme o artigo 5º, ficarão por conta das dotações orçamentárias consignadas ao MPF e ao MPT. 

 

VETOS

Quanto aos vetos, o presidente Lula excluiu da lei o trecho que permitia ao procurador-geral da República transformar cargos efetivos vagos em cargos de comissão no MPU, e o aumento do nível das funções de confiança e dos cargos em comissão no órgão. 

 

Lula alegou que as permissões violam o princípio da reserva legal, cabendo ao Poder Legislativo avaliar a criação de cargos e serviços auxiliares do Ministério Público. 

 

Além disso, sobre o aumento de nível, o presidente afirma que poderia resultar no acréscimo de remuneração, inclusive com aumento de despesa, o que não pode ser feito por meio de ato infralegal. A Constituição estabelece que a remuneração dos servidores públicos somente poderá ser fixada ou alterada por lei específica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diego Brito avalia gestão a frente da Transalvador e celebra redução de acidentes fatais em Salvador

Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), compartilhou uma visão otimista sobre sua gestão, em entrevista ao Bahia Notícias. Desde sua posse...

Majestades do ouro: criminosos faturaram milhões com garimpo ilegal

No coração da Amazônia, a realidade do garimpo ilegal revela protagonistas controversos. Irismar Cruz Machado, a infame "Rainha do Garimpo", e seu filho,...

Estudo analisa 500 mil posts em 205 grupos e explica como nasceu o 8/1

Em um marco investigativo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro desvendou os meandros sociais que impulsionaram os ataques de 8 de janeiro...