União e estratégia garantem praias limpas e lindas em Prado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais de cem cidades brasileiras tiveram uma mudança brusca em suas rotinas diárias, desde o aparecimento da mancha de óleo, no litoral brasileiro. O crime ambiental gerou uma consequência inédita na história do país, pela extensão geográfica e pela duração no tempo.

Em Prado, no extremo sul da Bahia, o desafio de proteger os 84 quilômetros de praia vem sendo superado graças à iniciativa e participação da Prefeitura Municipal, ICMBio, Resex Corumbau, Colônia de Pescadores, Marinha do Brasil, empresários e voluntários.

A Marinha tem realizado vários sobrevoos, auxiliando no trabalho de monitoramento. Em Cumuruxatiba, voluntários se organizaram e já conseguiram conter o avanço dos resíduos em dois rios. Um terceiro rio vai receber contenção nesta terça-feira, dia 05, com o apoio de funcionários públicos.

O INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entidade do estado da Bahia) doou tonéis, botas de borracha, luvas nitrílicas, protetores solares, máscaras com filtro contra vapores químicos, máscara de pó com válvula e lonas pretas. Vários trabalhadores do Consórcio Construir estão percorrendo as praias, monitorando e limpando.

No entardecer desta segunda-feira, dia 04, os pontos com registro de aparecimento de resíduos de óleo já estavam completamente limpos, com praias lindas – como sempre foram – e próprias para o uso de banhistas e de pescadores. O material recolhido está sendo armazenado na Secretaria Municipal de Obras, em Prado.

Esse cenário é resultado do trabalho de monitoramento ininterrupto das praias, da criação de uma equipe, coordenada pela Prefeitura do Prado, devidamente equipada, de sobreaviso e de prontidão, além da coordenação de voluntários, que estão sendo cadastrados, previamente, para atuar, quando convocados, segundo logística e disponibilidade de uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais) e da força necessária de trabalho. A participação e a iniciativa do voluntariado tem sido muito importante.

Segundo a Prefeitura do Prado, Mayra Brito, “a adoção de estratégias tem sido fundamental para conseguir mapear, identificar e proteger todo o litoral do município e é, do Palácio do Turismo, que uma equipe coordena todas as ações para minimizar os impactos da mancha de óleo nas praias, além de manter atualizado o cadastro, a preparação e a proteção dos voluntários, atuantes nas frentes de retirada do material de nossas praias”, explicou.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza formatura da Guarda Municipal de Transito e marca implantação da corporação em Prado

Prado celebra a formatura da Guarda Municipal de Trânsito A Prefeitura de Prado realizou, nesta semana, a solenidade de formatura da primeira turma da...

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...