Governo prepara teste para programa de desenvolvimento de fronteiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo federal iniciará um programa de desenvolvimento de fronteiras pelo Mato Grosso do Sul. O projeto-piloto é uma alternativa para combater o tráfico de drogas e foi pensado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas.

A primeira iniciativa ocorrerá em Amambaí, cidade próxima à fronteira com o Paraguai, e será focada na ressocialização de indígenas que cumprem pena ou que são egressos do sistema penitenciário. O Mato Grosso do Sul tem as maiores taxas de encarceramento de indígenas no país.

O projeto-piloto está estruturado e prevê apoio logístico e financeiro para instituições locais profissionalizarem indígenas no setor de agroecologia. A verba para implementar o programa virá do BNDES.

A titular da Senad, Marta Machado, tem defendido a criação de uma política de Estado para promover o desenvolvimento social das fronteiras, a fim de combater o aliciamento do tráfico às populações dessas regiões. Novas propostas estão em elaboração na Senad, mas todo o programa precisará ser avaliado pelo futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é a mulher que morreu após entrar em piscina dentro de academia

Uma manhã que deveria ser de treino terminou em luto para Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, aluna da C4 Gym, na zona leste...

Homem é preso após desferir facadas contra funcionário que consertava caixa d’água no Eixo Sul em Teixeira de Freitas

Na noite de sábado, a Polícia Militar prendeu em flagrante Diego Lima Pereira, 42 anos, por tentativa de homicídio, ocorrida por volta das...

Homem de 27 anos é morto durante assalto a veículo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador

Kelvin Gomes de Souza, 27 anos, foi morto durante um roubo na Avenida Mãe Stella de Oxóssi,...