Governo do Estado divulga calendário das conferências de ciência e tecnologia; veja datas e locais

Publicado:

Mapear e compreender as necessidades científicas, tecnológicas e inovadoras de cada município, visando o desenvolvimento de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTeI) mais assertivas. É com esse propósito em foco que o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizará a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”, a primeira etapa incluirá 11 Conferências Macroterritoriais que serão realizadas de 27 de fevereiro a 14 de março, agrupando os 27 territórios de identidade.

 

O objetivo da ação, que é parte integrante da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá entre os dias 04 e 06 de junho, é orientar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para 2024-2035 e formular uma Nova Política Estadual de CTeI. Os quatro eixos temáticos abordarão a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de CTeI, a reindustrialização com enfoque na inovação empresarial, o papel da CTeI em programas estratégicos nacionais e seu impacto no desenvolvimento social. Após as plenárias macroterritoriais, a etapa estadual ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril, seguida pela regional Nordeste, no mesmo mês.

 

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a realização da conferência será um passo importante para que a Bahia avance ainda mais nas áreas de CTeI. “A conferência dará o direcionamento para a elaboração da nossa política de CTeI e os caminhos para o desenvolvimento socioeconômico do estado, garantindo os preceitos da sustentabilidade e da interiorização da política. Pretendemos atrair a juventude para este diálogo, com o objetivo de garantir a contribuição dos estudantes da periferia e do interior nas pautas de pesquisa e desenvolvimento”, projeta.

 

Edson Valadares, coordenador da CECTI e assessor de Planejamento e Gestão da Secti, explica como participar do evento. “A 5ª Conferência será uma oportunidade para que todos os segmentos sociais possam contribuir para o desenvolvimento da nacional e estadual de forma direta. Qualquer cidadão interessado em participar das discussões e apresentar propostas relacionadas aos quatro eixos temáticos deve preencher um formulário de credenciamento, disponível no site da Secti. Em seguida, é necessário comparecer no dia e horário programados para uma das 11 plenárias macroterritoriais ou para as conferências livres que serão realizadas entre os meses de fevereiro e março”.

 

A iniciativa faz parte do Programa Bahia Mais Inovadora, que dispõe de recurso de R$ 1 bilhão para as áreas de ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões do estado. As Conferências Macroterritoriais, onde serão eleitos os delegados para a etapa estadual, são abertas ao público e visam atrair uma ampla gama de participantes, incluindo instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil e representantes do setor público. Além disso, a iniciativa também vai contar com as Conferências Livres. Previstas para março e abril, em formato híbrido, as plenárias abordarão temas como “Indústria de Jogos Digitais”, “Juventude, Tecnologia e Sustentabilidade”, “Povos e Possibilidades Tradicionais e as CTeI”, entre outras.

 

DATAS, MUNICÍPIOS, LOCAIS E MACROTERRITÓRIOS DAS PLENÁRIAS

 

27/02 – Serrinha (Uneb) – Sisal, Semi Árido Nordeste II e Itaparica

27/02 – Eunápolis (Uneb) – Extremo Sul e Costa do Descobrimento

27/02 – Irecê (Uneb) – Irecê e Velho Chico

27/02 – Juazeiro (Uneb) – Sertão do São Francisco

29/02 – Ilhéus (Uesc) – Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jiquiricá e Médio Rio de Contas

29/02 – Seabra (Uneb) – Chapada Diamantina, Piemonte de Paraguaçu e Bacia do Paramirim

29/02 – Senhor do Bonfim (Uneb) – Bacia do Jacuípe, Piemonte Diamantina e Piemonte Norte Itapicuru

01/03 – Vitória da Conquista (Uesb) – Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano e Sertão Produtivo

05/03 – Barreiras (Uneb) – Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente

07/03 – Feira de Santana – Recôncavo, Agreste, Litoral Norte e Portal do Sertão

14/03 – Lauro de Freitas (CEEPTIC) – Território Metropolitano de Salvador

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende dois homens suspeitos de integrarem grupo criminoso especializado em roubo de veículos

Na manhã de sexta-feira, 18, a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), fez...

Homem suspeito de assaltos morre em confronto com a Rondesp Leste em Feira de Santana

Na manhã deste domingo, 20, Feira de Santana foi palco de um confronto que resultou na morte de um homem suspeito de uma...

Duas pessoas morrem em confronto com a PM durante operação em Bom Jesus dos Pobres, em Saubara

Na madrugada deste sábado, um momento de tensão e tragédia marcou o distrito de Bom Jesus dos Pobres, em Saubara, no Recôncavo baiano....