Pesquisa mostra forte apoio a Bolsonaro e Michelle, e o ex-presidente diz ter certeza que será candidato em 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Apesar de ver o cerco se fechar ao seu redor e de seus aliados em diversas investigações, como na operação mais recente da Polícia Federal sobre uma tentativa de golpe após as eleições de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro mantém quase inalterada a sua popularidade entre seus eleitores. Pesquisa divulgada na edição da revista Veja que chegou nesta sexta-feira (9) às bancas, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostra a capacidade de resistência do ex-presidente e sua força para eleger um herdeiro (ou herdeira) político. 

 

No levantamento realizado entre os dias 24 e 28 de janeiro, o Paraná Pesquisas perguntou a eleitores em todos os estados quem eles votariam para presidente se a eleição fosse hoje. O resultado revelou o presidente Lula ainda na frente, com 36,9% de intenções de votos, mas com pouca diferença à frente de Jair Bolsonaro, que aparece com 33,8%. 

 

Despontam ainda na pesquisa os nomes de Ciro Gomes, com 7,8%, o governador do Paraná, Ratinho Jr., com 3,9%, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 3,9%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com 1,2%, e por fim, o governador do Pará, Helder Barbalho, com 0,8%. Na simulação de segundo turno, Lula ganha apertado, com 43,9% contra 41,9% de Jair Bolsonaro. 

 

O Instituto Paraná Pesquisas apresentou aos mais de dois mil entrevistados um segundo cenário, desta vez com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no lugar do seu marido. O presidente Lula continua na frente, com 37,6%, mas a ex-primeira-dama mostrou ser competitiva, já que conseguiu atingir 23% das intenções de voto. 

 

O segundo cenário ainda teve Ciro Gomes com 9,3%, Romeu Zema com 6,5%, Ratinho Jr. com 5,1%, Ronaldo Caiado com 1,9% e Helder Barbalho com 0,9%. Na simulação de segundo turno em disputa entre Lula e Michelle, o presidente recebeu 45,4% das intenções de voto contra 38,7% da esposa de Jair Bolsonaro. 

 

Os entrevistados também foram questionados sobre o impacto do apoio do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro a um eventual candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano. A pesquisa mostrou que a maior quantidade de respostas foi dada no sentido de que o apoio dos dois personagens da política não altera a decisão de escolha de um candidato.

 

No caso do presidente Lula, 35,4% dizem que o apoio dele a um eventual candidato não altera a sua escolha. Outros 31,6% dizem que o apoio de Lula aumenta a chance de escolha de um nome, enquanto 31,3% afirmaram que o fato de o presidente apoiar o candidato faz diminuir a chance de escolha do futuro prefeito de sua cidade. 

 

Em relação a Jair Bolsonaro, 42,6% afirmaram que o apoio dele a um eventual candidato não altera a sua escolha. Outros 29,2% dizem que o apoio do ex-presidente aumenta a chance de escolha de um nome, enquanto 25,3% responderam que o fato de Bolsonaro indicar algum candidato leva à diminuição da chance de escolha de um futuro prefeito. 

 

Na mesma matéria da revista Veja em que foi apresentada a pesquisa há uma entrevista com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que diz pretender ser candidato a presidente em 2026. Bolsonaro afirma ter confiança de que o Supremo Tribunal Federal irá reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que declarou a sua inelegibilidade eleitoral. 

 

“Pretendo sim (ser candidato), tá? Não posso acreditar que chegando ao Supremo, seis ou mais ministros confirmem a sanção imposta pelo TSE”, afirma o ex-presidente à Veja.
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado explica que não houve furto de madeira; empresa tinha aval da Justiça para transporte

Itamaraju: um caminhão carregado de madeira foi apreendido e o motorista, de 40 anos, levado à Delegacia de Polícia Civil na tarde desta...

Pedido de revisão de voto para promoção para desembargador gera debate na sessão do Pleno do TJ-BA

Um pedido de anulação de votos durante a sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para promoção por merecimento de desembargador...

Funcionários de provedores de internet fazem protesto na Paralela por morte de três no Alto do Cabrito

Funcionários de provedores de internet estão protestando na Avenida Paralela, na manhã desta quarta-feira (17), pela morte de três trabalhadores da categoria no...