“Está mais do que na hora dos blocos afro serem reconhecidos”, diz Margareth Menezes sobre tema do Carnaval de Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

“Essa história a ser contada é muito importante, porque traz o protagonismo também para os blocos afros. Está mais do que na hora dos blocos afros, dos cantores e músicos serem também reconhecidos por tanta colaboração e contribuição. Foi o que disse a ministra da Cultura, Margareth Menezes sobre o tema “Salvador Capital Afro”, neste Carnaval, que tem o objetivo de promover a cultura afro-brasileira na folia soteropolitana em 2024.

 

A declaração foi dada em entrevista ao Bahia Notícias, nesta sexta-feira (9). A cantora, agora integrante do governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT), contou que não participava do Carnaval desde a pandemia e que considera a festa fundamental para a cultura. “Para mim, o Carnaval sempre foi um ponto importante na minha carreira. É um ponto crucial para o Brasil, para a música, para a cultura e para a nossa Bahia. Então, eu sou da geração que, dentro do Carnaval, conseguiu expandir o trabalho. Assim, para mim, está sendo um momento bem bacana, bem especial”, contou a ministra.

 

A titular da pasta da Cultura do governo Lula, ainda destacou a importância do reconhecimento de blocos afro, sobretudo o Ilê Aiyê, Muzenza e Olodum. “Eu acho que essa é a questão da gente poder, hoje, estar contemplando 50 anos do Ilê Aiyê e procurando saber também a história do Ilê, porque tudo isso foi construído com muita luta. Com muita resistência. O Ilê trouxe essa atitude de luta contra o racismo pra rua, pro Carnaval. Aproveitou o Carnaval pra dar esse grande grito, né, e influenciou também todos os outros movimentos que vieram. Todos os outros blocos afros. […] Então acho que esse momento é muito importante  e espero que a gente não retroaja nisso. Que a gente não volte atrás”, afirmou Margareth Menezes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena 2952 acumula e prêmio sobe para R$ 58 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena 2952, sorteada nesta terça-feira (16/12). Com isso, o prêmio principal subiu para R$ 58 milhões no...

Rafinha RSQ faz alerta sobre velocidade das redes sociais e deixa dica para nova geração: “Pensar em constância”

Um estudo divulgado em julho, com base em pesquisa da Universidade da Califórnia, confirma uma tendência já observada: as canções lançadas nos últimos...

Relator divulga parecer de corte fiscal com aumento na taxação de bets

O relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) que propõe corte...