EUA alertam sobre viagens ao Brasil devido a dengue e febre oropouche

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atualizou, nesta quarta-feira (21/2), orientações para pessoas que estejam viajando para o Brasil. A recomendação é que os turistas sigam precauções para evitar a dengue e a febre oropouche.

O órgão de saúde colocou o Brasil no nível 1 de riscos para a saúde do viajante. Este é o nível mais brando de restrições, que tem quatro fases, mas atualmente não há nenhum país nos níveis 3 (“reconsidere viagens”) e 4 (“evites todas viagens”).

A orientação é que os viajantes para o Brasil se protejam evitando picadas de mosquitos devido ao aumento das duas doenças, e que tenham especial cuidado ao se deslocarem para o Amazonas e o Acre, por conta da febre oropouche.

O Brasil registrou 688 mil casos de dengue nas primeiras sete semanas de 2024. O número representa aumento de 315% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 165.839 casos. O nível é preocupante considerando que o ano de 2023 houve recorde de infecções de dengue no país.

Boom da febre oropouche Já a febre oropouche superou o total casos registrados em todo o ano passado apenas nos dois primeiros meses de 2024. No Amazonas, até o último relatório (divulgado antes do carnaval), havia mais casos suspeitos desta doença que de dengue: 1.100 frente 1.024.

A febre oropouche causa sintomas muito parecidos com os da dengue e os da chikungunya. Ela também é uma doença transmitida pela picada do mosquito, no caso o agente é o Culicoides paraense, também conhecido como maruim.

Para evitar as picadas de inseto, o CDC recomenda o uso frequente de repelentes (tanto corporais como eletrônicos), além do uso de calças e camisas de mangas compridas sempre que possível. Outras orientações são se manter em ar condicionado ou protegido por telas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula afirma que deve vetar a taxação de compras internacionais de até US$ 50

Em meio à discussão sobre o Congresso derrubar a isenção fiscal das compras internacionais de até US$ 50, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a tendência do governo é vetar a taxação dessas negociações. Segundo o presidente, o assunto ainda pode ser negociado, mas não vê sentido em taxar   Segundo

Luana Piovani fala sobre consumo recreativo de Cannabis

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "A maconha abre uma porta de cumplicidade minha para comigo", disse Luana Piovani (47), durante entrevista ao site da revista Breeza, especializada no universo da Cannabis. Durante a entrevista, nesta quinta-feira (23), a atriz, que mora em Portugal, falou sobre seu consumo recreativo da erva. "Eu acho que fumo uns

Luiza Ambiel expõe treta com Livia Andrade: “Me ignorou”

Luiza Ambiel, ex-musa da Banheira do Gugu, revelou que teve uma treta com Livia Andrade que acabou no afastamento entre elas. As duas artistas trabalharam juntas nos anos 2000. “Mandei mensagem para ela no direct, com parabéns, e me ignorou”, disse em conversa Daniela Albuquerque, do Sensacional, da Rede TV!. “Fazia uma peça de teatro