Procon celebra Dia Mundial do Consumidor com palestra sobre crimes cibernéticos

Publicado:

O Procon (Superintendência de Proteção e Defesa ao Consumidor), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), realiza, nesta sexta-feira (15),  um evento alusivo ao Dia Mundial do Consumidor. A programação inclui a palestra “Crimes virtuais nas relações de consumo. Como evitá-los.”, ministrada pelo delegado da Polícia Civil, Delmar Araújo Bittencourt, que é especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, em Crimes Cibernéticos e Segurança Cibernética.

 

“Esse tema tem despertado cada vez mais a atenção do público em geral, em função do crescimento exponencial de modalidades virtuais de compra e venda no país e no mundo. Nada mais oportuno do que trazermos informações sobre a proteção do consumidor nesse universo”, afirmou o superintendente do Procon, Tiago Venâncio.

 

No mesmo ato, será divulgado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF), que traz os registros das reclamações, finalizadas e homologadas pelo Procon em 2023, contra fornecedores de produtos e serviços. Aberto ao público, o evento acontecerá às 14h, no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, em Salvador.

 

O CRF é um importante instrumento para que a sociedade, especialmente órgãos de defesa do consumidor, imprensa, consumidoras/es e fornecedores, possam avaliar o comportamento de empresas que atuam no mercado de consumo. As reclamações registradas correspondem somente àquelas tratadas através de carta ou audiência, sendo fundamentadas a partir de decisão emitida por um técnico do Procon.

 

A divulgação da lista acontece anualmente. A ação é prevista no art. 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e no art. 57 do Decreto 2.181/97, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC. Dados referentes ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), instrumento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), bem como do Sistema ProConsumidor, também fazem parte do CRF.

 

“Este é um dos momentos mais importantes da agenda de Defesa dos Direitos do Consumidor. A partir do CRF, podemos avaliar o cenário consumerista, no que se refere à observação dos direitos de consumidoras e consumidores e as boas práticas de comércio preconizadas pela legislação vigente. Desse modo, podemos traçar estratégias mais efetivas no âmbito do Procon”, concluiu Tiago Venâncio. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...