TAGS

Paciente denuncia hospital da rede estadual por demora para realizar cirurgia; entenda caso

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Além de enfrentar problemas de saúde severos decorrentes de miomas uterinos, a paciente Ramona Oliveira, de 42 anos, tem passado por problemas relacionados à demora por uma consulta com anestesista para conseguir realizar cirurgia de retirada desses tumores benignos.

 

Segundo a paciente, o problema é que o Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), onde ela vai realizar o procedimento, só tem disponibilidade para consulta com anestesista no mês de julho de 2024. De acordo com Ramona, a espera seria muito grande, já que ela tem enfrentado hemorragias e coágulos por conta do problema. 

 

“Estou com miomas e estou precisando de uma consulta com anestesista. Já fiz todos os exames, mas só tem consulta com anestesista para julho no Hospital da Mulher. E aí eu já tive hemorragia duas vezes neste mês. Estou tomando um remédio para sangramento, tive consulta semana passada com o médico e ele disse para continuar tomando a medicação. Só que esse remédio não é um anti-hemorrágico, é só para não ficar sangrando como estava. Porém, eu só preciso da consulta com o anestesista e depois retornar ao médico para marcar a cirurgia”, detalhou Oliveira. 

 

De acordo com a paciente, o hospital alega que a demora acontece por conta da falta de espaço na central de regulação da Sesab e da própria unidade. “Falaram que a demora era por conta da central de marcação de lá mesmo do hospital. O hospital é Sesab, disseram que só tinha vaga para o mês de julho e pronto”, lamentou. 

 

A paciente disse ainda que já realizou todos os exames prévios necessários para a realização da cirurgia, e que aguarda somente a consulta e um exame preventivo. Ramona comentou que precisou inclusive de atendimentos de urgência e emergência em UPAs de Salvador, quando passou por hemorragias. 

 

“Nas UPAs passei por atendimentos de urgência e emergência nos momentos que tive sangramento para tomar o anti-hemorrágico. Os exames eu fiz todos pela Policlínica de Narandiba. Fiz exame de sangue e eu tenho um preventivo para fazer. Eu até já tinha feito eles no ano passado, só não tinha marcado uma cirurgia e os exames acabaram vencendo, e eu tive que repetir tudo de novo”, apontou. 

 

“Eu já fiz ressonância, pois eu fui primeiro para uma médica de endometriose. E aí ela pediu todos os exames e eu fiz. Já passei pelo cirurgião que é o que vai fazer a minha histerectomia para tirar o útero e o mioma, e aí eu só preciso agora mesmo da consulta com um anestesista”, reforçou a paciente. 

 

Ramona relatou que já sofre com o problema de saúde desde o ano passado e que sua situação tem piorado bastante desde o mês de novembro. Ela esclareceu que mesmo os médicos sabendo da gravidade e urgência de sua situação, não conseguiu marcar a cirurgia. 

 

“Eu preciso ser encaminhada para cirurgia, eu já estou até com a guia na mão. Estou tendo sangramentos, hemorragias, coágulos de sangue e eu preciso, mas depende só da consulta com o anestesista. Sofro com este problema já tem um ano,  e entre novembro e dezembro comecei este processo de consultas e exames. Minha situação tem piorado bastante nas últimas semanas”, alertou. 

 

Procurado pelo Bahia Notícias, o Instituto Fernando Filgueiras (IFF) respondeu apenas que “a paciente encontra-se em processo diagnóstico para agendamento do procedimento, tendo consulta agendada para o próximo dia 01/04”. “O tratamento segue dentro do previsto no protocolo clínico da especialidade pela qual a paciente está sendo acompanhada”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é preso acusado de estupro e invasão de imóvel de ex-companheira

Um homem, de 28 anos, foi preso sob acusação de invadir a casa da ex-companheira, de 21 anos, e estuprar a vítima. O crime ocorreu no último domingo (12), em Guanambi, no sudoeste baiano, sendo divulgado nesta quarta-feira (15).   Ao site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a Polícia informou que o suspeito permaneceu

MPT investiga denúncias de comparecimento obrigatório ao trabalho em áreas alagadas do Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 69 denúncias de comparecimento obrigatório ao trabalho em áreas alagadas do Rio Grande do Sul. Entre os relatos, encontram-se denúncias de violações trabalhistas relacionadas às enchentes. Segundo o órgão, quase 80% dos casos concentram-se na região de Porto Alegre.   De acordo com apuração do G1, as denúncias

ACM Neto reage após prefeito do União Brasil ser atacado por Lula

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, expressou críticas à postura do presidente Lula (PT) durante um discurso realizado em Teixeira de Freitas, onde atacou o prefeito Marcelo Belitardo, destacando que o governo "cheira um pouco a mofo". A declaração foi durante palestra na 6ª edição do TAG Summit, em São Paulo. Neto ressaltou a