PT rejeita recurso contra filiação de Marta Suplicy, que será vice de Guilherme Boulos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Por 39 votos a 13, a cúpula do PT rejeitou nesta terça-feira, 26, o recurso contra a filiação da ex-prefeita Marta Suplicy ao partido. Marta retornou às fileiras petistas após nove anos de afastamento, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.

O recurso para impugnar a filiação de Marta foi apresentado por Valter Pomar, dirigente da tendência Articulação de Esquerda, sob o argumento de que a ex-prefeita havia feito “pesadas acusações” contra o PT, jogando luz sobre as denúncias de corrupção. Pomar também lembrou que Marta foi ministra de Dilma Rousseff e em 2016, quando senadora, votou a favor do impeachment da então presidente.

Antes de retornar ao PT, a ex-prefeita teve passagens pelo MDB e Solidariedade. Até o fim do ano passado, ela comandou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais na administração de Ricardo Nunes (MDB), que é candidato à reeleição.

“Para contribuir com a candidatura Boulos, inclusive como candidata a vice-prefeita, Marta não precisaria necessariamente estar filiada ao PT”, disse Pomar.

Em seu parecer, porém, a secretária de Organização do PT, Sonia Braga, destacou a “relevância política” de Marta, o legado de sua gestão como prefeita e a “necessidade de formar uma frente ampla para enfrentar o bolsonarismo nas eleições de 2024”. Desta forma, como esperado, negou provimento ao pedido do dirigente petista, sendo acompanhada pela maioria.

Na prática, Pomar quis marcar posição. Além de ter a bênção de Lula, Marta já cumpre agenda de campanha ao lado de Boulos desde fevereiro. É a primeira vez que o PT não lança candidato próprio à Prefeitura de São Paulo.

Leia Também: Nunes ignora empate com Boulos e distorce resultado de pesquisa em rede social

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

CPI da Manipulação de Jogos ouve ex-juiz Glauber do Amaral Cunha, suposto dono de voz que aparece em áudio de Textor

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas ouve, nesta segunda-feira (13), o ex-árbitro Glauber do Amaral Cunha. Ele ganhou destaque nas últimas semanas devido a um áudio entregue por John Textor, dono da SAF do Botafogo, no qual reclama de não ter recebido propina após manipular um jogo. A

Janja tem 5 vezes mais buscas no Google que Marina, ministra do Meio Ambiente, na crise do RS

Primeira-dama e o ministro da Secom, Paulo Pimenta, participaram de ações de socorro a vítimas da enchente gaúcha. Em entrevista, Marina diz que seu objetivo 'não é aparecer' A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi ofuscada por outras figuras do governo Lula (PT) durante a crise provocada pelas severas enchentes

Eleições 2026: Lula tem 47%, Bolsonaro 39%, Michelle 33% e Haddad 32%, aponta Genial/Quaest

A dois anos e quatro meses da próxima eleição presidencial, pesquisa Genial/Quaest aponta que 47% votariam pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento é o primeiro a ser feito pelo instituto sobre o pleito de 2026. Na sequência, aparecem o ex-presidente Jair Bolsonaro (39%), ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (33%), o ministro da