Na primeira sessão, Órgão Especial do TJ-BA discute 10 processos e vota 54 virtualmente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Sete meses depois da criação, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizou a sua primeira sessão nesta quarta-feira (27). Os trabalhos foram presididos pela presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

 

Como destacou a magistrada, o Órgão Especial tem a missão de otimizar os processos que “tomavam muito tempo” para serem julgados no Tribunal Pleno. “Com a instituição desse Órgão, o julgamento ficará mais ágil”, declarou. Ao final da sessão, dez processos foram discutidos presencialmente e 54 votados virtualmente. 

 

O tribunal reforça que a criação de um Órgão Especial proporciona maior celeridade das ações, melhor prestação jurisdicional e fixação de precedentes. Entre as funções do Órgão, estão processar e julgar o conflito de competência entre Tribunal Pleno, Órgão Especial, Seções, Câmaras, Turmas ou desembargadores; e os embargos de declaração opostos entre os acórdãos em processo de sua competência. 

 

O TJ-BA reformou o regimento interno para a criação do Órgão Especial em agosto de 2023. Na primeira sessão do Tribunal Pleno da atual gestão da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, foram eleitos os integrantes. Na composição total, são 25 membros da Justiça do Estado da Bahia, sendo 13 desembargadores mais antigos e 12 por eleição, com cargos reservados para a mesa diretora do TJ-BA e representantes do 5º Constitucional.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tribunais de contas julgarão gasto de verba destinada pelo Judiciário à Defesa Civil durante calamidades

Os tribunais de contas são os órgãos responsáveis pela fiscalização da aplicação de eventuais verbas destinadas à Defesa Civil por órgãos do Poder Judiciário em casos de calamidade pública, a exemplo da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A diretriz foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última

Rodoviários anunciam greve e manifestações após mais uma reunião sem acordo

Mais uma vez, a reunião entre o Sindicato dos Rodoviários com os empresários de transporte de passageiros de Salvador terminou sem acordo. A reunião que teve início por volta das 9h, na garagem da empresa Integra não avançou, e foi oferecida uma proposta de reajuste de 1,24% à categoria, que não aceitou e anunciou manifestações uma possível

Filho de Anderson Leonardo desabafa sobre “hype” na morte do músico

Leozinho Bradock, filho de Anderson Leonardo, foi ao Instagram para desabafar sobre o “hype” criado sobre a morte de músico. O eterno vocalista do Molejo morreu, no dia 26 de abril, por complicações de um câncer inguinal. “Tenho falado muito pouco, mantendo a minha calma como base, e a minha humilde sabedoria como estrutura mental.