TAGS

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), instituída por decreto publicado, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado. A unidade da Polícia Civil irá atuar contra crimes praticados por meio de contratações prejudiciais ao erário público. 

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner enfatizou que o decreto é parte da reestruturação nas forças de segurança, iniciada no ano passado, sendo ainda um reforço no combate ao crime organizado na Bahia. “A criação dessa nova unidade especializada da Polícia Civil, a Deccor, nos ajudará nas investigações de lavagem de dinheiro,  de combate ao desvio no erário público e também em investigações de corrupção de agentes públicos”, pontuou Werner.

A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, destacou a importância da nova delegacia para a população e para o Estado. “A criação de uma delegacia especializada para o combate à corrupção é mais uma conquista para a sociedade baiana e para a Polícia Civil. Essa delegacia vai estar focada nos crimes contra a corrupção de um modo geral, mas, principalmente, na recuperação e bloqueio de ativos que são decorrentes de atividades ilícitas”, explicou.

A Deccor, que tem como titular a delegada Larissa Laje, é vinculada à Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO). 

Trazendo mais eficiência no combate aos crimes desta natureza, a nova Delegacia também terá a colaboração da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos, do Draco. 

A criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção faz parte da maior reestruturação da Segurança Pública na Bahia, que teve início em 2023, e se junta a outras estruturas recém-criadas que proporcionam o desempenho das atividades operacionais e administrativas da polícia judiciária baiana de forma mais moderna e adequada à realidade atual.

A nova estrutura da Polícia Civil da Bahia já contempla a criação de outras unidades e departamentos, entre eles a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), a primeira do Brasil, que substituiu o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-secretário de Belmonte é alvo de sequestro e tem carro incendiado no sul baiano

O ex-secretário de Administração de Belmonte, município no sul baiano, Elton Matos de Menezes, de 45 anos, foi vítima de sequestro e teve o carro incendiado, nesta quarta-feira (8), na zona rural do município.   Ao site Radar, parceiro do Bahia Noticias, a polícia informou que Elton seguia pela rodovia que liga os distritos de

Projeção de “mancha” de inundação no RS sobre Salvador atingiria Simões Filho, Camaçari e Lauro

Se as fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril estivessem acontecendo na Bahia, as localidades mais afetadas seriam a capital Salvador e as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.   Essa informação foi obtida com base na análise

Jerônimo parte para missão internacional e Adolfo Menezes assume interinamente por 10 dias

A partir do próximo sábado (11), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), assume interinamente o cargo de governador do Estado por dez dias, período em que o chefe do Executivo, Jerônimo Rodrigues, estará em viagem na Alemanha.    Pela legislação, com a ausência do chefe do Executivo, o vice assume as