Presidentes do Vitória e do Itabuna apresentam parceria: “Fortalecer o futebol baiano”

Publicado:

Vitória e Itabuna apresentaram na manhã desta quinta-feira (11) a parceria para a disputa da Série D do Brasileiro, junto com o Governo da Bahia. Terceiro colocado no Baianão de 2023, o Dragão do Sul conquistou a vaga para jogar a quarta divisão nacional, mas quase desistiu por conta das dificuldades financeiras. Com a união, o clube do interior utilizará o elenco sub-20 do Leão, que por sua vez montará um núcleo de divisão de base para atender a região do sul do estado.

Fabio Mota, presidente do Vitória | Foto: Victor Ferreira / ECV

 

“Essa parceria é muito importante para o Vitória. Vocês sabem que há muito tempo tentamos levar a marca do Vitória para o interior da Bahia e não é fácil se não tem apoio e nem estrutura. Isso não é simplesmente uma parceria que vai nos beneficiar sim. O Vitória vai botar o sub-20, vai reforçar o sub-20 para disputar a Série D, vai dar minutagem aos meninos. Estamos também atendendo ao pleito do Itabuna que estava sem condição de disputar a Série D. Essa parceria também se estende muito mais do que isso. Vamos ter o núcleo do Vitória em Itabuna numa área que já existe lá com dois campos de futebol, que vai servir para todo o sul da Bahia. Vamos criar nossa primeira sede no interior da Bahia. Vamos montar escolinha, fazer base em base com o Itabuna. Vai ser muito importante para a ideia de interiorizar a marca do Vitória”, afirmou o presidente Fabio Mota, do Rubro-Negro.

 

“O Itabuna vai disputar a Série D com o time sub-20 do Vitória reforçado com alguns atletas. Em breve vamos divulgar o elenco que disputará a Série D”, disse Rodrigo Xavier, mandatário do Dragão do Sul. “Nós temos um espaço que é nossa sede social com dois campos claro que precisa de uma revitalização. Dentro dessa parceria a gente forma um núcleo da base do Vitória na nossa cidade. Não tenho dúvida que a perspectiva futura dessa parceria é evoluir e tornar o Itabuna cada vez mais forte e também o Vitória. Estamos confiantes que vamos fazer uma bela disputa na Série D. Quem sabe não podemos estar na Série C no ano que vem?”, completou.

Rodrigo Xavier, presidente do Itabuna | Foto: Victor Ferreira / ECV

 

Já o Governo do Estado vai ceder o estádio de Pituaçu, localizado na capital baiana, para o Itabuna mandar seus jogos ao longo da Série D. Titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães valorizou a parceria entre os dois clubes para fortalecer o futebol baiano.

 

“Nós temos um time do interior, por coincidência da minha cidade, que é o Itabuna e que não tinha condições materiais. Sabemos das dificuldades financeiras dos clubes, especialmente do interior, e não tinha como disputar a Série D. Aí veio essa parceria com o Vitória que acho muito importante. Que outras parcerias desse tipo surjam para fortalecer ainda mais os clubes do interior do nosso estado. Nós entramos nessa parceria exatamente com a concessão do estádio de Pituaçu, que é público e não é uma concessão como é o caso da Fonte Nova. Pituaçu serve exatamente para fortalecer o esporte baiano”, comentou.

Davidson Magalhães, secretário da Setre | Foto: Foto: Victor Ferreira / ECV

 

Com 64 times, a Série D 2024 está prevista para começar no próximo dia 28. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai divulgar a tabela detalhada da competição. Integrante do Grupo A6, o Itabuna vai estrear contra o Real Noroeste Capixaba-ES. A chave ainda conta com os cariocas Audax, Nova Iguaçu e Portuguesa, os mineiros Democrata e Ipatinga, e o também capixaba Serra.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação Comercial da Bahia realiza reunião plenária com palestra do comandante do 2° Distrito Naval Gustavo Garriga

Nesta quinta-feira, 6 de outubro, a Associação Comercial da Bahia (ACB) realizará sua 2ª Sessão da Reunião da Diretoria Plenária, às...

PF prende homem em Barra da Estiva que participava de rede de compartilhamento de abuso sexual infantil

Um homem foi preso em flagrante em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, sob a acusação de armazenar material de pornografia infantojuvenil. A...

Jerônimo Rodrigues defende integração entre governos e nega negacionismo na segurança pública

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quinta-feira (6) que não existe negacionismo na política de segurança pública do estado e...