Um grave acidente ocorreu na BR-101, em Itabatã, distritório de Mucuri, na manhã desta quinta-feira. Por volta das 5h10, uma caminhonete Amarok branca colidiu na traseira de uma motocicleta durante cenário de neblina, no km 933,5. A vítima, Flávio Floro da Costa, 35 anos, morador de Posto da Mata, vinha para o trabalho numa fazenda produtora de frutas na região e não resistiu aos ferimentos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as condições de visibilidade contribuíram para a batida. A moto, de modelo antigo, também apresentava sinalização traseira inadequada, o que prejudicou a percepção de motoristas que vinham atrás. O motociclista faleceu ainda no local.
O motorista da Amarok, Paulo Alexandre Matos Griffo — conhecido como Paulinho de Tixa, ex-prefeito de Mucuri — sofreu escoriações provocadas pela abertura dos airbags e foi encaminhado ao Hospital São José, em Itabatã. O bafômetro ainda não foi realizado no local, já que ele recebia atendimento médico; a Polícia Civil solicitou que o exame de alcoolemia seja feito durante o atendimento como parte da investigação.
O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas. A identificação foi feita por meio de necropapiloscopia, e ele morava no distrito de Posto da Mata. Flávio seguia para o trabalho em uma fazenda na região quando ocorreu o acidente.
Histórico de acidentes envolvendo Paulinho de Tixa:
- Maio de 2025: acidente no Desvio da Veracel, em Itapebi, durante o período de restrições na ponte sobre o Rio Jequitinhonha.
- Dezembro de 2025: outro acidente na BR-101, próximo a Teixeira de Freitas, em que o veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira; o ex-prefeito foi hospitalizado e se recuperou posteriormente.
A Polícia Civil instaurará um procedimento para apurar as causas do acidente. Laudos periciais da PRF e do DPT devem indicar os fatores que contribuíram para a colisão, incluindo condições daVia e o estado de sinalização na motocicleta.
Acompanhe as atualizações sobre o caso e traga sua visão nos comentários: quais medidas você acredita serem mais eficazes para evitar tragédias como essa em trechos críticos de rodovias na região?


