Nicolás Maduro anuncia fechamento de Embaixada da Venezuela no Equador

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (16) fechamento de sedes diplomáticas do País no Equador em sinal de apoio ao México.

O anúncio foi feito durante a reunião virtual da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A decisão ocorreu após o Equador invadir o consulado mexicano em Quito, na semana passada.

“Ordenei o fechamento da nossa Embaixada no Equador, o fechamento do consulado em Quito, o fechamento imediato do consulado em Guayaquil e o retorno imediato do pessoal diplomático à Venezuela”, disse Nicolás Maduro durante anúncio.

ESCALADA DE TENSÕES

O conflito que escalou para a ruptura de relações diplomáticas começou com um comentário do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Foi quando ele falou sobre a violência política no Equador e a suposta manipulação da mídia nas últimas eleições presidenciais.

Na ocasião, Obrador afirmou que nas eleições passadas, o assassinato do centrista Fernando Villavicencio em agosto fez a intenção de voto da esquerdista Luisa González, que liderava as pesquisas, cair.

O Equador respondeu expulsando a embaixadora Raquel Serur, e o México aumentou a tensão ao conceder asilo ao ex-vice-presidente Jorge Glas (2013-2017), que estava sob uma ordem de prisão por suposto peculato.

Quito acusa o México de intervir em seus “assuntos internos” ao conceder a Glas um asilo “ilícito”. Além disso, considerou as declarações de López Obrador “muito infelizes”, ao colocar “em dúvida a legitimidade das eleições de 2023”, “banalizando o assassinato” de Villavicencio, disse no sábado a chanceler Gabriela Sommerfeld.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Queda de helicóptero expõe décadas de sanções no Irã

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Apesar de as circunstâncias da queda de helicóptero que matou o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, seu chanceler e outras autoridades no domingo (19) ainda serem desconhecidas, um fator contribuinte eventual para o acidente é claro: a obsolescência do modelo em que todos voavam. Ela reflete o impacto de

Procurador do Tribunal Penal Internacional pede prisão de Netanyahu e líderes do Hamas por crimes de guerra

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, anunciou nesta segunda-feira (20) que solicitou a emissão de mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e contra líderes do movimento palestino Hamas, por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Após mais de 200 dias de guerra entre Israel e Hamas, o

Papa Francisco expressa condolências pela morte de presidente iraniano em acidente de helicóptero

Nesta segunda-feira (20), o papa Francisco expressou suas condolências ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pela trágica morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero, na madrugada desta segunda-feira (20). Em um telegrama enviado a Khamenei, o papa confiou as almas dos falecidos à misericórdia divina e ofereceu suas orações