Comerciantes da região sisaleira são alvos de Operação da PF contra garimpo ilegal de ouro

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Serra Dourada, que combate a mineração ilegal de ouro, em Santaluz. Segundo a Polícia Federal (PF), a ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho do ano passado.

 

Ao todo, os policiais cumprem 30 mandados de busca e apreensão em Santaluz, Tucano, na mesma região; e em São Paulo (SP). Nesta última fase da operação, a PF identificou comerciantes que adquirem o ouro extraído de forma ilegal na região para revender em outros estados, em forma de barra ou já transformados em joias.

 

Na operação de junho de 2023, a investigação apontava que os investigados – que praticavam a extração ilegal de ouro há anos – tinham evoluído no crime para a construção de laboratórios.

 

Nesses locais, eles recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, com processo químico industrial. O ouro é extraído do “rejeito” por meio da chamada lixiviação, com o uso de grande quantidade de cianeto de sódio.

 

A PF também informou que o uso ilícito de cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias altamente tóxicas e cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

 

Os investigados vão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, eles podem ficar presos em até 29 anos. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bahia lidera ranking do desemprego no Brasil; veja os números do IBGE

A taxa de desocupação em todo o país alcançou o patamar de 7,9% no primeiro trimestre de 2024, o que representou um aumento de 0,5% na comparação com o quarto trimestre de 2023, e a Bahia foi o estado que registrou a maior taxa de desemprego no período (14%). Essas foram algumas das conclusões da

Pesquisa do CNJ aponta perfil da magistratura baiana majoritariamente branco e masculino; negros somam 37,9%

O Sistema de Justiça brasileiro é formado por 18.424 magistrados e magistradas, de maioria branca (79,9%) e masculina (60,42%). Somente 1,6%, 253 pessoas, são pretos. Os percentuais são do Painel de Dados de Pessoal do Poder Judiciário, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (16), durante a 1ª Reunião Preparatória para o 18º

Policiais e advogado ligados ao Comando Vermelho são presos no Rio

A Polícia Federal (PF) prendeu no Rio de Janeiro, entre domingo (12/5) e essa quarta-feira (14/5), um policial militar, um policial civil e um advogado por tráfico de drogas e corrupção, no âmbito da Operação Corsário. A ação visa desarticular grupo criminoso composto por policiais e advogados, responsáveis pelo desvio e comercialização de entorpecentes. A