Temporais: 15 mil urnas eletrônicas do TRE-RS estão submersas

Publicado:

As 15 mil urnas eletrônicas reservas no Rio Grande do Sul para as eleições municipais do dia 6 de outubro estão submersas. Os equipamentos estão guardados em um depósito alugado no Quarto Distrito, um dos bairros mais atingidos pelas inundações. 

 

Só é possível acessar o local com barcos improvisados e não há como verificar pelas câmeras internas os efeitos provocados pelas enchentes nas urnas, por conta do corte no fornecimento de energia elétrica na região. 

 

Em entrevista ao O Globo, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargadora Vanderlei Teresinha, afirmou que a Justiça Eleitoral no estado está “no escuro”. A magistrada diz que medidas prévias foram tomadas e espera que com isso as urnas não tenham sido totalmente atingidas. O TRE-RS colocou as urnas sobre paletes de madeira, na tentativa de protegê-las, quando a situação começou a piorar no estado. 

 

Na sessão desta quarta-feira (8), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, confirmou o prejuízo e indicou a possibilidade de os equipamentos estarem inutilizados. “Infelizmente as urnas eletrônicas estão submersas, o TRE, o primeiro andar inteiro do TRE está submerso, mas já está tudo pronto para a reposição, nós temos estoque”, disse Moraes. Ainda na sessão, o ministro afirmou que o setor administrativo do TSE vai rodar a folha de pagamento dos servidores do TRE do próximo mês

 

Na avaliação da presidente do TRE-RS, antes de duas semanas não será possível compreender qual a situação das urnas eletrônicas e o que é necessário para realizar a eleição municipal. Vanderlei Teresinha estima que vai levar pelo menos 15 dias para que se possa entrar na sede do tribunal e ter uma dimensão do estrago. Mesmo com este cenário, a desembargadora acredita ser precipitado  falar em adiamento das eleições. 

 

A magistrada classificou a situação como “dramática”. Na entrevista ao veículo, ela ainda falou na possibilidade de locais de votação terem deixado de existir diante do volume de água. “Ainda não temos noção do impacto da enxurrada em seções eleitorais localizadas em escolas, associações de bairro, no interior do Estado”, comentou. 

 

Os temporais também atingiram a sede do TRE-RS localizada no centro histórico de Porto Alegre, próximo ao Rio Guaíba. O andar térreo do prédio, onde funcionam 10 cartórios eleitorais, está alagado. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio critica nova ação da PF contra Bolsonaro: “Sucessão de erros”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, expressou seu apoio incondicional a Jair Bolsonaro diante da recente operação da Polícia Federal, que...

Denúncia anônima leva PM a prender suspeito com arma de uso restrito em Teixeira de Freitas

Uma denúncia anônima se tornou um ponto de virada em Teixeira de Freitas, resultando na prisão de um homem armado na noite de...

Moraes retira sigilo de decisão que autorizou operação da PF contra Bolsonaro e determinou uso de tornozeleira

Na última sexta-feira, 18 de agosto, uma decisão significativa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou uma operação da...