RS: Disque 100 registra 50 denúncias relacionadas às enchentes

Publicado:

O Disque 100, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), abriu um canal para localizar crianças e adolescentes desaparecidos no Rio Grande do Sul (RS). Até a manhã desta quinta-feira (9/5), foram registrados 50 denúncias desde o início das chuvas intensas que atingem o estado. 

Denúncias: 2 são de crianças desaparecidas; 7 são de famílias atingidas; 16 são de pessoas em restrição de liberdade; 14 são de adultos desaparecidos; Vinte dessas denúncias foram recebidas apenas nesta semana, de pessoas com idade que vão de menos de 1 até 69 anos.

O canal, além de oferecer serviço para contribuir na localização das pessoas, ajuda na solicitação e orientações sobre os temporais.

O número para discar é o 100, no qual a população pode acionar opções, como a “0”, para desaparecimentos devido às chuvas e enchentes; e a “1”, para crianças e adolescentes desaparecidas ou desacompanhadas dos responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares.  A opção “2” abre espaço para relatos de desaparecimento de pessoas em geral. Na “3”, a população consegue solicitar resgate imediato ou apresentar informações para resgate de pessoas próximas. 

Na “4”, é possível pedir ajuda aos municípios atingidos; E, por fim, a opção “5”, que o cidadão pode se voluntariar a trabalhar na região ou oferecer doações. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNJ autoriza tribunais a conceder acesso técnico a estagiários no sistema de execuções penais após solicitação do TJ-BA

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, permitir que tribunais concedam acesso técnico ao Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) a...

Castro diz que não vai politizar megaoperação do RJ e cobra contato do Governo Federal

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), afirmou nesta quarta-feira (29) que aguarda um contato do Governo Federal para discutir a...