Guaíba ultrapassa 5 metros e prefeito apela: “ninguém volte para casa”

Publicado:

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, subiu novamente e chegou aos 5,05 metros, às 18h desta segunda-feira (13/5). As informações são da Agência Nacional de Saneamento Básico (ANA). O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), acredita que o número de atingidos pelas inundações aumente ainda mais. Ele alerta para que a população não volte para casa ainda.

“O apelo que quero fazer é que ninguém volte para casa. Tomara que não chegue a 5,5 [metros], mas eu tenho de acreditar na ciência, nos hidrólogos. Não dá para voltar e pode até estender um pouquinho essa lâmina [de água], atingindo 6 mil pessoas a mais”, disse em entrevista coletiva, na tarde desta segunda.

A previsão das autoridades é que a cota do Guaíba chegue a 5,5 metros nesta terça-feira (14/5), devido ao atual volume de chuvas no Rio Grande do Sul. O recorde histórico é de 5,33 metros, registrado na última segunda-feira (6/5).

Chuvas no RS As chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já matou, até a última atualização da Defesa Civil, 147 pessoas. Ao todo, são 806 feridos e 127 desaparecidos.

O número de municípios atingidos chegou a 450, correspondendo a mais de 90% do estado. São mais de 2 milhões de pessoas afetadas, sendo 538.245 desalojadas e 77.405 em abrigos.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ceará registra 1º caso de gripe aviária com foco em aves domésticas

O Ceará acaba de registrar seu primeiro caso de gripe aviária do tipo H5N1 em aves domésticas, especificamente em uma criação de subsistência...

Christiane Torloni critica projeto que altera licenciamento ambiental

Neste último sábado, Christiane Torloni expressou sua profunda indignação através de um vídeo nas redes sociais. A atriz e ativista criticou com veemência...

Polícia prende autor de homicídio de idosa em Jiquiriçá

Na tranquilidade da Rua do Buraco Quente, em Jiquiriçá, o dia 11 de junho se transformou em um verdadeiro pesadelo. Durante uma festa...