Adiada lei que permite ‘fuxicar’ WhatsApp em busca de conteúdos ilegais

Publicado:

O Conselho da União Europeia retirou da sua agenda e adiou para segunda-feira a controversa proposta de regulamento sobre material pedófilo.

Segundo indicaram fontes da UE ao ABC, “não foi alcançada a maioria qualificada necessária” relativamente à legislação proposta pelo Parlamento no outono passado.

“Esta questão continua sendo uma prioridade para o Conselho e o trabalho vai continuar para encontrar uma posição e iniciar negociações com o Parlamento Europeu”, disseram as mesmas fontes.

O projeto de lei da UE visa obrigar os fornecedores de serviços como a Google, o TikTok ou o Instagram a fazer uma ‘vistoria’ nas suas plataformas para detetar e remover conteúdos ilegais de abuso de crianças.

No caso dos aplicativos de mensagens encriptadas, como o WhatsApp ou o Signal, cujas mensagens só são acessíveis ao remetente e ao destinatário, a lei prevê a verificação específica do dispositivo em busca de mensagens, e-mails, áudios, imagens ou vídeos.

Estas análises só poderão ser feitas, saliente-se, sob mandato de uma autoridade judicial ou nacional.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado da Lotofácil de hoje: veja números e ganhadores do concurso 3534 (sábado, 08/11)

O sorteio do concurso 3534 da Lotofácil aconteceu na noite deste sábado (08), às 21h. O prêmio estava estimado em R$ 1,8 milhão. Os...

iPhone Air é um fracasso de vendas (apesar do marketing promissor)

O lançamento do iPhone Air, considerado o smartphone mais fino da Apple, não teve a recepção esperada. A poucos dias do lançamento, já...

Ciclone avança para o Sudeste após causar estragos no Sul

Na madrugada de sábado (8), um tornado tragicamente deixou pelo menos seis mortos no Paraná. Esse fenômeno se deve a um ciclone extratropical...