Juiz de primeira instância derruba decisão do Tribunal de Justiça da Bahia no caso de festas em Porto Seguro?

Publicado:

Como assim Brasil? No ordenamento jurídico, a decisão do Juiz da Vara Cível de Porto Seguro é, no mínimo, pouco usual.

Na semana passada, o Governo da Bahia obteve uma liminar, concedida pelo plantão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), proibindo festas em Porto Seguro.

Nesta segunda-feira (28), o juiz da Vara Cível da Comarca de Porto Seguro, Dr. Rogério Barbosa, liberou a realização de eventos para até 200 pessoas, condicionando ao uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas, medidas de prevenção e de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

rogerio barbosa de souza e silva
Juiz da Comarca Cível de Porto Seguro, Dr. Rogério Barbosa de Souza e Silva

O juiz considerou o período de verão e de alta temporada em Porto Seguro, ao afirmar que a realização dos eventos em ambientes controlados pode evitar aglomerações maiores em espaços públicos.

Desde a campanha eleitoral, o prefeito eleito de Porto Seguro, Janio Natal (PL), tem prometido, quando tomar posse, em 1º de janeiro, vai liberar o funcionamento irrestrito das casas de evento, mesmo com o crescente número de casos de contaminados pela Covid-19 na região.

Está em vigor o decreto do Governo do Estado, desde o início de dezembro, proibindo a realização de shows e festas em todo o estado da Bahia, independentemente do número de participantes.

No território baiano já são 484.485 infectados pelo Coronavírus, sendo 9.041 mortes, até a tarde desta segunda-feira (28). De acordo com a Secretaria da Saúde, do total de contaminados, 469.734 já são considerados recuperados e 5.710 encontram-se com a doença ativa.

leitos de porto seguro
Boletim da COVID-19 de Porto Seguro mostra uso 100% dos leitos de UTI no município

Em nota, a o Governo da Bahia informou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) “entende que, com todo respeito que merece a Justiça, o Judiciário e seus integrantes, a decisão é absurda, e, por isso mesmo será impugnada, por todos os meios possíveis, um vez que defere um alvará de funcionamento em prol de particulares que, sequer o postularam, nem poderiam fazê-lo dada a natureza de ação civil pública, medida judicial que não é dado ao particular em geral”.

Ainda na nota, o Governo do Estado afirma que a ordem do juiz “desrespeita decisão previamente concedida pelo plantão do Tribunal de Justiça do Estado, cuja hierarquia decisória é evidente e coloca a saúde da população, em época de pandemia, em segundo plano, em detrimento de interesses outros, inalcançáveis à Administração Estadual”.

Porto Seguro é um dos destinos turísticos mais visitados na Bahia, incluindo, pontos balados, como Trancoso, Caraíva e Arraial D’Ajuda, .

No último fim de semana, houve congestionamento de jatinhos no Aeroporto de Trancoso. No mesmo distrito, uma festa com cerca de 200 pessoas foi encerrada pela polícia. Em Caraíva, que fica a poucos quilômetros de Trancoso, uma aglomeração de pessoas – sem máscara de proteção contra a Covid-19 – também foi registrada.

Fonte: G1

.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPBA e Polícia Federal deflagram operação contra comércio ilegal de armas em Porto Seguro

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Polícia Federal realizaram a 'Operação Protegido' em Porto Seguro para desarticular uma organização criminosa...

Dois jovens morrem em acidente com motos em Trancoso distrito de Porto Seguro

Um grave acidente envolvendo duas motocicletas resultou em duas mortes fatais no final da tarde desta quinta-feira, 21/11/2024, próximo a Trancoso, distrito de...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista de 68 anos, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, faleceu após se afogar na Praia do Satu, em Caraíva, no litoral...