A administração da cidade de Paris, representada pela prefeita Anne Hidalgo, pelo presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, Tony Estanguet, e pelo prefeito da região de Île-de-France, Marc Guillaume, participou de um mergulho simbólico no rio Sena nesta quarta-feira (17), marcando a contagem regressiva de nove dias para a cerimônia de abertura do Paris-2024, que incluirá diversas competições no local.
Embora tenha havido melhorias na condição bacteriológica do Sena e uma redução em seu fluxo, ainda não foi confirmado se os eventos programados para o rio poderão ser realizados: triatlo (30 e 31 de julho, 5 de agosto), natação em águas abertas (8 e 9 de agosto) e paratriatlo (1º e 2 de setembro).
Em um dia ensolarado, com a água atingindo uma temperatura de 20 graus, e com a qualidade bacteriológica e o fluxo diminuindo, as condições foram finalmente ideais para viabilizar o histórico mergulho das autoridades antes do início dos Jogos.
A poucos metros da prefeitura de Paris, Anne Hidalgo mergulhou nas águas verdejantes e opacas às 10h00 (5h00 de Brasília). Vestindo um traje preto e com os cabelos presos, Hidalgo nadou 100 metros ao lado de Estanguet, em um ato simbólico realizado mais de 100 anos após a proibição dos mergulhos no rio em 1923 pela prefeitura. Centenas de pessoas se reuniram na ponte Sully para testemunhar o ocorrido.
O evento, embora possa parecer trivial para alguns, é de importância crucial para os organizadores dos Jogos, que colocaram o rio como destaque do evento e a descontaminação do mesmo como um dos pilares da candidatura de Paris.
Em suas declarações após o mergulho, Hidalgo afirmou: “Foi um dia de sonho. A promessa foi cumprida. Tivemos muito trabalho, havia uma dimensão técnica, infraestruturas que deveriam ser conectadas, os barcos… conseguimos”. Ela destacou ainda que os Jogos representam um acelerador e que este mergulho simbólico marcará uma data e será um grande legado para a cidade.
As autoridades francesas investiram quase 1,4 bilhão de dólares (equivalente a 7,63 bilhões de reais na cotação atual) na limpeza do rio, que estava proibido para mergulhos há mais de cem anos devido à navegação fluvial e à poluição. Além de sediar diversas competições, o trecho do rio no centro de Paris será o cenário inédito da cerimônia de abertura dos Jogos de 2024, com um desfile fluvial das delegações participantes.
Após confirmações recentes sobre a qualidade da água do Sena estar dentro dos limites permitidos para competições, as autoridades locais afirmaram que as más condições anteriores, decorrentes de uma primavera e início de verão mais chuvosos que o normal e pouco ensolarados, causaram adiamentos nos ensaios da cerimônia de abertura dos Jogos, prevista para 26 de julho, com o desfile ao longo do Sena.
Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
Comentários Facebook