Salvador é a cidade do Brasil com maior número de mortes por violência policial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Salvador lidera ranking de mortes por violência policial no Brasil

Em 2023, a cidade de Salvador registrou o maior número de casos de letalidade policial no Brasil, contabilizando 457 mortes decorrentes de ações violentas cometidas por agentes. No mesmo período, a Bahia apresentou 1.699 mortes em decorrência de intervenção de agentes de segurança, de um total de 6.393 ocorrências em todo o país, representando aproximadamente um a cada quatro óbitos no Brasil.

Os dados foram divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quinta-feira (18). Jequié, município localizado no sudoeste do estado, foi apontado como a cidade mais violenta do país, com 46,6 mortes a cada 100 mil habitantes causadas por policiais.

De acordo com Samira Bueno, diretora executiva do Fórum, a violência observada na Bahia está relacionada a disputas entre facções do crime organizado, que aliadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC) ou ao Comando Vermelho (CV), travam batalhas por território. As mortes causadas pela polícia frequentemente estão associadas a essa interferência nas disputas.

Perfil das vítimas

No quesito de mortes proporcionais, a Bahia fica atrás apenas do Amapá, que conta com 23,6 óbitos por violência policial a cada 100 mil habitantes. Porém, em números absolutos, o estado registrou 173 mortes, representando quase um terço do total de Salvador, que contabilizou 457 mortes somente em 2023.

O estudo aponta que a letalidade policial no país cresceu 188,9% nos últimos 10 anos. O perfil das vítimas revela que 82,7% dos mortos por violência policial eram negros, 71,7% tinham entre 12 e 29 anos e 99,3% eram do sexo masculino. Dessa forma, a probabilidade de um negro morrer em função da intervenção policial é 3,8 vezes maior.

O levantamento também destaca que o contexto violento afeta até mesmo os policiais, com 127 agentes assassinados no Brasil no último ano, sendo 57% deles fora de serviço. Na Bahia, foram registradas 9 mortes entre os agentes.

Por outro lado, o número de policiais que cometeram suicídio aumentou em 26,2% no mesmo período, representando 118 casos em 2023, sendo quatro deles na Bahia.

Salvador liderou o ranking de mortes violentas registradas no Brasil em 2023, com um total de 1.474 óbitos, seguida pela cidade do Rio de Janeiro, que registrou 1.438 mortes no mesmo período.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Camarote Expresso 2222, Rita Batista fala sobre estreia como atriz em “A Nobreza do Amor”

Resumo: Rita Batista, estrela do Gló na Rua, já mira o próximo passo da carreira: a estreia como atriz em A Nobreza do...

Anitta interrompe bloco para denunciar tentativa de furto

A imprensa registra que a cantora Anitta interrompeu o show em São Luís, Maranhão, neste sábado, 14/2, para alertar o público sobre dois...

Três homens são detidos com drogas após troca de tiros com a PM no Fazenda Grande do Retiro

Meta descrição: Três homens são detidos pela CIPM na Rua Vila Natal, Fazenda Grande do Retiro, Salvador,...