A redução das apreensões de maconha e seus derivados no Distrito Federal foi significativa, chegando a 94% de queda entre o ano passado e 2013, conforme revelado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (18/7).
Os dados são provenientes dos registros da Polícia Federal (PF), que incluem apreensões de outras instituições federais de segurança pública, devido às distinções entre os poderes de polícias administrativa e judiciária. No último levantamento, a PF informou que foram capturados 178kg de maconha, haxixe, skunk e sementes da erva.
Em 2013, mais de 3 mil quilogramas de entorpecentes foram apreendidos pela Polícia Federal no DF, número bem superior ao registrado no último ano. A maior quantidade confiscada em Brasília ocorreu em 2017, com 9,5 toneladas de maconha interceptadas, impedindo sua entrada no mercado ilegal do tráfico de drogas.
Analise das apreensões de cocaína demostram uma redução de 52% dentro dos mesmos parâmetros, considerando as ações da PF em Brasília. Em 2013, os agentes apreenderam 149kg do produto decorrente do tráfico de drogas.
Apesar da baixa quantidade encontrada no DF, a realidade nos estados vizinhos é distinta. No Mato Grosso, por exemplo, mais de 14 toneladas de cocaína foram confiscadas apenas no último ano. Essa disparidade pode ser explicada pela proximidade com os países produtores da substância, fazendo dessa região um importante território para distribuição de entorpecentes. Apenas São Paulo supera esses números, com 16,8 toneladas apreendidas.
Em conjunto com a queda nas apreensões de entorpecentes, houve uma leve diminuição de 12,2% nas ocorrências de uso e porte de drogas no DF. Em 2013, foram registrados 4.854 casos, enquanto 10 anos depois, as forças de segurança pública indicaram 4.263 ocorrências, totalizando 151 casos a cada 100 mil habitantes no ano passado.
Por outro lado, os crimes de tráfico de drogas aumentaram 12,6% no período mencionado. A capital federal contabilizou mais de 27 mil ocorrências entre 2013 e 2023, com 2.355 apenas no último ano. Neste caso, a fonte de dados utilizada pelo FBSP é a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Comentários Facebook