Record demite repórter que vazou entrevista de Lula para o mercado antes de ir ao ar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – Nesta quinta-feira (18), a repórter Renata Varandas foi desligada da Record. Atuando na cobertura política em Brasília (DF), Varandas foi demitida por ter vazado trechos da entrevista com o presidente Lula para o mercado financeiro, antes da veiculação no Jornal da Record na terça-feira passada (16).

A divulgação dos trechos foi feita pela corretora BGC e atribuída à Capital Advice, uma agência de análise política da qual Renata Varandas é uma das três sócias.

A declaração de Lula de que ainda precisava ser convencido sobre os cortes de gastos e que a meta fiscal não necessariamente precisava ser cumprida, mesmo tendo se comprometido com o arcabouço fiscal, foi repassada aos investidores pela empresa.

No dia da divulgação, o dólar teve um salto e analistas do mercado alegaram que as declarações do presidente geraram incertezas fiscais.

Os reflexos das declarações no câmbio começaram por volta das 12h20, quando a cotação do dólar começou a subir. Às 12h43, houve uma alta da moeda americana em relação ao real, alcançando a máxima do dia às 13h40, a R$ 5,462 – uma valorização de 0,33% em relação ao dia anterior.

Às 13h48, a Record divulgou o trecho da entrevista que estava causando os tumultos no mercado, e o dólar voltou a cair. No final do dia, a moeda fechou em baixa de 0,31%, a R$ 5,428. Em meio à volatilidade, a Bolsa também encerrou o dia em território negativo após as declarações do presidente.

Rentata Varandas foi afastada já na quarta-feira (17). O vazamento gerou desconforto na Record por dois motivos principais. Primeiramente, houve a quebra de confiança de uma jornalista que desfrutava de grande prestígio na emissora. Além de repórter, Renata era apresentadora do Jornal da Record em substituição a Christina Lemos.

O segundo motivo foi que o vazamento provocou turbulências na relação da Record com o governo Lula, que vinha sendo reconstruída nos últimos meses após desentendimentos anteriores às eleições de 2022. A equipe do Ministério da Fazenda, liderada por Fernando Haddad, foi fortemente impactada pelo incidente.

A demissão só foi efetivada na quinta-feira (18) devido às tentativas de executivos que apreciavam o trabalho de Renata Varandas de reverter a situação, o que não ocorreu.

Questionada pela reportagem, a Record Brasília confirmou o desligamento de Renata Varandas. “A Record informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que a partir desta quinta-feira (18/07/2024) não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora”. Renata também foi contatada pela reportagem, mas não respondeu às mensagens.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paulista dirige 1º longa de animação brasileiro no Festival de Berlim

Papaya é o primeiro longa-metragem de animação brasileiro a integrar a mostra competitiva Generation KPlus do Festival de Berlim, dirigido por Priscila Keller....

Ney Matogrosso empolga público com clássicos no Festival de Verão

Ney Matogrosso foi ovacionado pelo público ao subir ao palco do Festival de Verão de Salvador 2026 como a segunda atração...

Vitória x Bahia: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir o Ba-Vi

Bahia e Vitória duelam neste domingo, no Barradão, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano. A partida terá VAR e torcida única rubro-negra, atendendo...