Produção de chocolate associada ao turismo incrementa economia da Costa do Cacau

Publicado:

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove a Estrada do Chocolate, um roteiro turístico que permite vivenciar a história da lavoura cacaueira, desde as fazendas centenárias até o surgimento do polo chocolateiro na região.

“Para nós, pequenos produtores, seria muito mais difícil trabalhar a marca sem a vitrine do festival, que atrai empresários do segmento e turistas”, afirmou Leilane Benevides, criadora da fábrica de chocolate que leva o nome de sua família, localizada no sul da Bahia. Esta declaração foi dada durante o Chocolat Festival, realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, até domingo (21).

O evento, o maior do gênero na América Latina, movimenta a zona turística Costa do Cacau, com o apoio do Governo do Estado. Com 200 expositores e mais de 100 marcas, o festival espera gerar R$ 20 milhões em negócios.

Para Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, que marcou presença na abertura do festival na quinta-feira (18), “o Governo da Bahia incentivou a produção de amêndoas de cacau de alta qualidade, transformadas em chocolates finos reconhecidos internacionalmente, criando um roteiro temático. Isso diversifica a oferta turística na Costa do Cacau e fortalece a economia regional”, disse.

Em destaque no evento, a fábrica de chocolate Cacau Luzz acumula prêmios nacionais e internacionais, utilizando amêndoas produzidas no município baiano de Iguaí. “A Bahia lidera a produção de chocolates finos no Brasil. Esse nicho de mercado impacta o turismo, com várias fazendas de cacau oferecendo a experiência sensorial, desde a roça até a barra de chocolate”, afirmou Josiane Luzz, fundadora da marca.

A fábrica Bahia Cacau Chocolate, representando a agricultura familiar, é a primeira do modelo no país. “Além de divulgar nossa marca, participar do festival promove a agricultura familiar no mundo, com um modelo de produção sustentável da sociobiodiversidade, desenvolvido no sul da Bahia”, ressaltou Josivaldo Dias, gerente comercial.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Codeba inicia estudo de fundos do São Francisco e espera chegar no final de 2026 com concessão de hidrovia

A Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) dá um importante passo para reativar a Hidrovia do São Francisco. Em setembro,...

Ação da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães oferece mais de 5 mil atendimentos de saúde gratuítos

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, realizou a segunda edição do programa "Saúde no Seu Bairro" no bairro Jardim das...

Homem condenado por assassinar mulher a pedradas é encontrado morto a facadas no interior da Bahia

Rubendário Domingos dos Santos, de 38 anos, conhecido como "Bule", foi encontrado morto a facadas na madrugada deste domingo (31) em Caatinga do...