Manifestantes marcharam em direção ao Capitólio, sede do Legislativo nos Estados Unidos em Washington, na última quarta-feira (24). O protesto visava expressar o repúdio ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e demandar um cessar-fogo após nove meses de conflitos em Gaza, enquanto o líder israelense discursava perante o Congresso americano. Uma multidão com bandeiras e faixas palestinas se reuniu próximo ao Capitólio, onde alguns manifestantes entraram em confronto com a polícia, resultando no uso de spray de pimenta para dispersar a multidão que clamava pela prisão de Netanyahu, alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional.
Vários manifestantes precisaram lavar os olhos e o rosto após o confronto. O médico Karameh Kuemmerle expressou sua indignação com a destruição do sistema de saúde em Gaza.
As relações entre os Estados Unidos e seu aliado Israel têm se mantido tensas à medida que o número de mortes de civis aumenta na Faixa de Gaza, desencadeando protestos e críticas à administração de Joe Biden.
Em 7 de outubro, militantes islamitas do Hamas mataram 1.197 pessoas, a maioria civis, e sequestraram 251 no sul de Israel, segundo levantamento da AFP baseado em dados oficiais israelenses. Em resposta, Israel iniciou uma ofensiva que já resultou na morte de mais de 39 mil pessoas em Gaza, a maioria também civis, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde do território palestino.
**Com informações da AFP**
Publicado por Tamyres Sbrile
Comentários Facebook