Gilmar Mendes nega devolver celulares do “Faraó dos bitcoins”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido feito pelos advogados do ex-pastor e empresário Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos bitcoins”, para que os aparelhos eletrônicos apreendidos pela Polícia Federal fossem devolvidos.

A defesa de Santos, que está preso desde 2021, solicitou ao STF amplo acesso às provas das investigações contra ele ou a devolução de notebooks, tablet e celulares apreendidos, alegando que esses dispositivos contêm provas às quais ainda não tiveram acesso.

A decisão de Gilmar em negar o pedido do “Faraó dos bitcoins” veio após a Justiça Federal do Rio de Janeiro informar que os advogados já tiveram acesso ao conjunto de provas e que existiriam riscos caso os aparelhos eletrônicos fossem devolvidos.

De acordo com informações apresentadas pela Polícia Federal à Justiça, há um alto risco de dissipação de patrimônio caso itens como computadores e celulares sejam devolvidos a Glaidson Acácio. Em um dos aparelhos, os investigadores identificaram uma carteira contendo criptoativos avaliados em R$ 74,2 milhões.

Segundo a PF, “existe uma grande possibilidade de que os demais aparelhos contenham softwares similares não identificados pela acusação penal. Além disso, é altamente provável que os dispositivos contenham registros de carteiras de criptoativos, frases de segurança e outros elementos capazes de facilitar a transferência, mesmo que remotamente, de criptoativos, o que poderia prejudicar a aplicação da lei penal”, relatou a PF à Justiça Federal, que posteriormente repassou a informação a Gilmar Mendes.

Glaidson Acácio dos Santos está detido preventivamente há quase três anos por um esquema de pirâmide financeira que movimentou R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021, e atualmente encontra-se na penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ nega agravo da desembargadora Maria do Socorro e mantém provas da Operação Faroeste

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, provimento a um agravo regimental apresentado pela desembargadora Maria do Socorro...

Lula diz que pediu a Trump o fim das sanções contra ministros do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista gravada na última sexta-feira (12/12) e veiculada pelo SBT News nesta segunda-feira (15/12),...

CNJ estabelece novas regras para pedidos de busca e apreensão feitos pela Polícia Militar à Justiça Comum

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Recomendação nº 166, de 4 de novembro de 2025, com orientações para juízes e juízas...