O Circuito do Teatro Brasileiro opera com financiamento proveniente da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e apresenta anualmente de 12 a 15 espetáculos, com preços de ingressos mais acessíveis, com o propósito de incentivar a população de Brasília a frequentar o teatro.
“Observar as salas de teatro repletas de pessoas de todas as idades e perfis, saindo encantadas, agradecidas e, quem sabe, um pouco transformadas após testemunhar performances brilhantes em espetáculos de excelência, é extremamente gratificante,” comenta Andrée Deca.
Brasília enfrenta desafios diante da ausência do Teatro Nacional, que se encontra fechado há mais de uma década, o que leva os palcos do Teatro Unip e do Royal Tulip a servirem como alternativa para acolher renomados artistas na cidade.
“Vários espetáculos deixaram de se apresentar em Brasília devido à falta de locais apropriados. Há anos, a capital não recebe grandes musicais por não possuir um espaço tão grandioso quanto o Teatro Nacional. Além disso, o local conta com três salas, o que representa uma grande perda. É um vazio significativo para o Brasil,” lamenta Andrée Deca.
A reabertura do Teatro Nacional estava prevista para o final de 2024, porém, o prazo não será cumprido, gerando preocupações sobre a continuidade das atividades culturais na região.Em uma entrevista exclusiva concedida ao Metrópoles, Margareth Menezes, Ministra da Cultura, abordou o tema em destaque. Conforme as palavras da ministra: “Estamos, atualmente, dialogando com o governo do Distrito Federal (DF) para viabilizar a reforma do Teatro Nacional, um espaço de extrema importância para a região, atendendo também a um pedido especial do ex-presidente Lula (PT)”.
André Deca afirma que a ausência do Teatro Nacional impacta diretamente a cena teatral do Distrito Federal, descrevendo-o como um marco emblemático localizado na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária de Brasília. Ele destaca a estrutura espetacular do local, que facilita a produção dos espetáculos.
### Programação do Circuito do Teatro Brasileiro em 2024
Durante o segundo semestre do Circuito do Teatro Brasileiro em Brasília, estão previstos os seguintes espetáculos: “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, estrelado por Marisa Orth e Tânia Bondezan, nos dias 17 e 18 de agosto; e “O Caso”, com Otávio Muller e Letícia Isnard, nos dias 21 e 22 de setembro.
Outras peças agendadas até o final do ano incluem “Norma”, com Rainer Cadete e Nívea Maria, nos dias 27 e 28 de outubro; e “Quem Mandou, Agora Guenta!”, com Heloísa Perissé e Marcelo Serrado, nos dias 9 e 10 de novembro. Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Unip (913 Sul), e os ingressos estão disponíveis para compra através do Sympla.
Facebook Comments