Projeção de votos aponta vitória da oposição na Venezuela e população vai à rua protestar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma nova projeção independente, liderada por pesquisadores brasileiros, indica que o opositor de Maduro, Edmundo González, conquistou 66,7% dos votos nas eleições na Venezuela, enquanto Maduro recebeu 30,7%. A margem de erro é de 0,6 ponto percentual, com 95% de confiança.

O levantamento foi realizado durante a apuração dos votos no domingo (28) e foi divulgado após os resultados oficiais. Os dados oficiais declararam a vitória de Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% para González, o que gerou acusações de fraude.

A metodologia utilizada na pesquisa foi validada por Dalson Figueiredo, professor associado de ciência política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Raphael Nishimura, do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, ambos com experiência em amostragem eleitoral.

PROTESTOS

Inconformada com a situação, a população foi às ruas em várias cidades da Venezuela na segunda-feira (29). Durante os protestos, pelo menos uma pessoa foi morta e 46 foram detidas, segundo a ONG Foro Penal.

O primeiro óbito foi registrado no estado de Yaracuy, no noroeste do país. A organização responsável por monitorar os presos políticos não forneceu detalhes sobre as circunstâncias da morte.

A imprensa local relatou possíveis outras mortes, incluindo a de um adolescente de 15 anos em San Francisco, estado de Zulia, e a de um estudante de 30 anos em Maracay, no norte do país. Durante a mesma manifestação em que o segundo caso ocorreu, um jornalista foi ferido na perna, conforme divulgado pelo site Efecto Cocuyo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após quase um mês internada, mulher atropelada e arrastada por 1 km morre em São Paulo

Tainara Souza Santos, 31 anos, morreu nesta quarta-feira (24) no Hospital das Clínicas, onde estava internada desde o dia 29 de novembro, após...

Mulher morre atropelada em garagem de empresa de ônibus

Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, morreu atropelada por um ônibus dentro da garagem da URBI, na QR...

Saúde e vida longa a Bolsonaro para que pague pelos seus crimes

Resumo objetivo: Exames indicam que Bolsonaro está apto para a oitava cirurgia desde a facada de 2018; a intervenção prevista é para tratar...