HEC recebe certificação nacional por atender padrões rigorosos de segurança, qualidade e processos integrados

Publicado:

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, obteve a certificação nacional ONA Nível 2 (Acreditado Pleno) em reconhecimento ao cumprimento de padrões criteriosos de segurança do paciente, qualidade do atendimento prestado e eficácia dos processos integrados. Este centro de referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia já havia obtido a certificação no nível ONA 1 em 2022, concedida pela Organização Nacional de Acreditação.

“A conquista desta certificação atesta a qualidade da estrutura hospitalar e, sobretudo, o profissionalismo dos colaboradores que atuam na instituição. Demonstrando, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado com as crianças de Feira de Santana e de toda a Bahia”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e administrado pela Liga Álvaro Bahia, o HEC passou por uma avaliação criteriosa levando em consideração os recursos disponíveis e a complexidade da unidade hospitalar. “Esta segunda certificação reforça o trabalho dedicado de toda a equipe do HEC, que se esforça para garantir um atendimento de excelência a todos os pacientes. A certificação ONA 2 é um reconhecimento que motiva o HEC a seguir em frente e buscar constante aprimoramento”, ressalta o superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo.

Além da segurança do paciente e da qualidade dos serviços prestados, a avaliação para obtenção do segundo nível de certificação também considerou a gestão integrada dos processos e a eficiência na comunicação entre as atividades. “Este marco é de suma importância para a Liga Álvaro Bahia, que há mais de um século busca a excelência e qualidade na prestação de seus serviços, sempre comprometida com o bem-estar, boas práticas de gestão, transparência e garantia de assistência médica de qualidade para mães e crianças em todo o estado da Bahia”, complementa Melo.

De acordo com a ONA, a Acreditação é um método de avaliação e certificação que visa promover a qualidade e segurança na assistência à saúde por meio de padrões e requisitos previamente estabelecidos. Para obter a certificação, a organização deve satisfazer aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Para alcançar o Nível 2, o hospital necessita atender a dois critérios principais: atender ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de gestão integrada da ONA, garantindo que os processos ocorram de forma fluida e com comunicação plena entre as atividades.

A certificação ONA Nível 2 representa o compromisso em cuidar da saúde infantil e materna. “Este é o propósito da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, que investe continuamente na melhoria dos processos, por meio da capacitação dos profissionais e da transformação digital, garantindo segurança, qualidade e atendimento integrado”, conclui Melo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso acusado de agredir ex-mulher e atear fogo em casa após não aceitar fim do relacionamento no sudoeste baiano

Um homem foi preso em Cordeiros, no sudoeste da Bahia, neste sábado (13), após agredir sua ex-companheira e incendiar a casa dela. O...

Seleção de Santa Cruz Cabrália afasta jogador após agredir e ameaçar ex-companheira 

A Seleção de Santa Cruz Cabrália tomou a decisão de afastar o jogador Nalbert Nunes Anchieta, conhecido como Caboquinho, após ele ser preso...

Governo da Bahia retira dois projetos de lei da AL-BA para ajustes técnicos

Na última segunda-feira, 15, o Governo da Bahia fez um pedido à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para retirar dois Projetos de Lei...