A ação realizada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (1º) executou 34 mandados de busca e apreensão e medidas judiciais de sequestro de bens, emitidos pela Justiça Federal da Bahia, nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esta é a segunda etapa da Operação Cianose, com o objetivo de recuperar os valores desviados na aquisição de respiradores pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Equipamentos destinados ao tratamento de pacientes durante a pandemia de Covid-19.
Os agentes estão investigando a participação de empresários e advogados no esquema fraudulento. Mandados de busca e apreensão foram executados no Edifício Millenium e no Condomínio Mansão Victory Tower.
De acordo com a Polícia Federal, os atos ilícitos sob investigação englobam crimes licitatórios, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Em declaração ao Bahia Notícias, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) confirmou que a Comissão de Prerrogativas tem conhecimento do caso, porém não pode se pronunciar a respeito devido ao inquérito estar em sigilo.
O termo “cianose”, que nomeia a operação, é uma condição médica que afeta o paciente que enfrenta problemas relacionados à má oxigenação do sangue, podendo ser causada, por exemplo, por insuficiência respiratória, problemas circulatórios ou doença pulmonar.

Facebook Comments