Presidente Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde no Brasil

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na sexta-feira (4), a Lei Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, conhecido como hidrogênio verde, uma nova fonte de energia limpa no país. A assinatura do documento ocorreu em um evento no estado do Ceará, em São Gonçalo do Amarante, no Porto do Pecém.

Em seu discurso, Lula destacou as capacidades do Brasil para a transição energética e o combate às mudanças climáticas. Ele enfatizou a necessidade de ações dos países mais ricos para financiar recursos em prol da preservação do meio ambiente.

“Quando vejo as pessoas falarem sobre o hidrogênio verde, a revolução da energia solar, eólica, biomassa, hidrogênio verde, eu me pergunto: qual país do mundo pode competir com o Brasil? Quem tem condições de competir conosco nessa transição energética? Ainda estamos aprendendo, mas uma das coisas que faremos é solicitar aos países mais ricos que nos enviem créditos de carbono, pois somos nós que precisamos preservar as florestas, eles já queimaram as deles. Portanto, ajudem o que estamos fazendo ao sequestrar carbono para tornar o mundo um lugar melhor”, disse Lula.

De acordo com a Agência Brasil, a legislação referente ao hidrogênio verde estabelece o sistema brasileiro de certificação do hidrogênio e mecanismos de incentivo para aumentar a atratividade de projetos de energia. Serão destinados R$ 18 bilhões em incentivos fiscais do governo ao longo de 5 anos, com o objetivo de descarbonizar a indústria e os transportes.

Atualmente, o Brasil possui mais de R$ 200 bilhões em projetos de hidrogênio verde anunciados no âmbito do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), do governo federal. Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o Brasil tem o potencial técnico para produzir 1,8 gigatoneladas de hidrogênio por ano, sendo cerca de 90% desse volume proveniente de energias renováveis.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas pessoas morrem e 34 ficam feridas em acidente de ônibus em MT

Na tarde de uma sexta-feira trágica, um micro-ônibus que levava 36 pessoas sofreu um grave acidente na BR-364, perto de Serra de São...

Colégio Anchieta Salvador desenvolve canal anônimo para denúncias de bullying

No coração de Salvador, o Colégio Anchieta lançou um canal anônimo para denúncias de bullying, uma iniciativa que nasce da experiência pessoal de...

Roberto Justus fala sobre seu estado de saúde após aparecer de muletas

Recentemente, Roberto Justus chamou a atenção de seus seguidores ao aparecer utilizando muletas nos stories de sua esposa, Ana Paula Siebert. A revelação...